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Coluna do Lima Rodrigues – 17 de março de 2020

O cinegrafista Pezão, o diretor da Texto Comunicação Corporativa, Altair Albuquerque e este colunista

Agronegócio

A Coisa está feia para o agronegócio brasileiro. Por causa do coronavírus , várias feiras agropecuárias e de equipamentos  e maquinários foram canceladas ou adiadas nos últimos dias em todo o Brasil, com destaque para a ExpoZebu, em Uberaba (MG), Agrishow, em Ribeirão Preto, e o 13º Congresso Brasileiro de Marketing do Agro. Os adiamentos são por uma boa causa, evidentemente, mas causam transtornos e prejuízos para quem organiza e promove os eventos do agro. Isto em breve passará. Aguardemos.

Confira os comunicados oficiais:

Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), organizadora da ExpoZebu – Exposição Internacional de Gado Zebu, sensível à situação atual que envolve a questão do coronavírus, com o decreto de emergência do Governo de Minas Gerais, do Governo Municipal de Uberaba e seguindo a orientação do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, decidiu pelo adiamento da 86ª edição da feira, que seria realizada entre os dias 25 de abril e 3 de maio em Uberaba (MG).

A decisão, unânime entre todos os membros da diretoria, foi comunicada pelo presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, ao prefeito de Uberaba, Paulo Piau, na manhã desta terça-feira (17) em reunião, agendada pela própria ABCZ, na sede da Associação.

A entidade lamenta profundamente o fato, mas entende que a decisão evidencia a responsabilidade que sempre pautou a trajetória centenária da ABCZ, atuando em consonância com o governo e seguindo rigorosamente suas determinações. Além disso, neste momento, a 40 dias do evento, acreditamos que a medida garantirá mais segurança e tranquilidade ao público, aos expositores e patrocinadores do evento, que acreditam e representam o sucesso da nossa ExpoZebu.

As novas datas da 86ª ExpoZebu serão divulgadas tão logo estabelecido o cenário futuro. A ABCZ segue trabalhando de forma consciente, responsável e determinada, para o crescimento de nosso país e promoção da nossa pecuária.

Contamos com a compreensão de todos.

Uberaba (MG), 17 de março de 2020, por Mário Sérgio Santos, presidente da ABCZ (Assessoria de Imprensa da ABCZ).

Agrishow 2020

Diante da pandemia do coronavírus e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, a Agrishow 2020, que seria realizada de 27 de abril a 1º de maio, será postergada.

Tão logo haja definição de uma nova data, comunicaremos publicamente a decisão. (Assessoria de Imprensa da Agrishow).

ABMRA adia realização do 13º Congresso de Marketing do Agro

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) decidiu adiar a realização do 13º Congresso de Marketing do Agro, que seria realizado no dia 24 de março, devido a incidência do novo coronavírus (Covid-19) – fato que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a definir o problema como pandemia global.

Esperamos que o Congresso seja realizado no 2º semestre de 2020, ainda sem uma data definida. Por respeito a todos os envolvidos, a ABMRA entende que o momento agora é de responsabilidade social e sanitária.

A medida se faz necessária diante da preocupação da ABMRA com os profissionais do mercado, e também está em linha com as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde nesta luta contra o avanço do COVID 19.

 A ABMRA mantém o compromisso do Congresso com todos os palestrantes e inscritos para o avanço da comunicação no agronegócio brasileiro. (Texto Comunicação Corporativa – SP).

GenesisGroup realiza primeira certificação de uma fazenda de produtos orgânicos

 O GenesisGroup, referência em testes, inspeções, análises, certificações e rastreabilidade para a cadeia do agroalimento, concluiu a primeira certificação de uma propriedade de produtos orgânicos: o sitio CFM Produtos da Roça, do médico Renato Sassmannshausen Moretto, também produtor de frutas, verduras e legumes em Bueno Brandão (MG).

Certificação realizada na propriedade de produtos orgânicos do sitio CFM Produtos da Roça, do médico Renato Sassmannshausen Moretto, em Bueno Brandão (MG)

 

“Com a certificação da nossa produção de alimentos orgânicos, comprovamos para os consumidores nossa preocupação com os alimentos seguros, produzidos com técnicas de manejo natural e sem o uso de insumos químicos em todas as etapas. É uma relação em que todos ganham, pois é possível agregar valor ao produto, oferecendo frutas, verduras e legumes qualidade e ainda cuidar do meio ambiente”, destaca Renato Moretto.

Em termos de retorno econômico, Moretto já deu o primeiro passo para agregar valor aos seus produtos orgânicos certificados pelo GenesisGroup: após ter sua propriedade auditada, ele firmou parceria com restaurantes para fornecimento de alimentos.

A certificação da propriedade é de extrema importância para os produtores por vários motivos, incluindo uma maior rentabilidade. “Por meio de dados exatos, autênticos e auditados, a certificação dos processos contribui para a gestão da propriedade, otimizando recursos e contribuindo para a melhoria dos resultados econômicos”, ressalta Flaviana Bim, especialista em certificação do GenesisGroup.

O GenesisGroup é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a certificação orgânica das propriedades rurais. O passo a passo é rígido e inclui várias inspeções periódicas para realização de testes e avaliações detalhadas das atividades. A certificação de orgânicos ainda segue os requisitos da Lei 10.831, que trata sobre as diretrizes de produtos orgânicos e também atende às Instruções Normativas (IN) 46, 41 e 18, do MAPA. Caso o produtor esteja dentro das normas, ele pode ter sua propriedade certificada em 45 dias.

“O GenesisGroup tem equipe qualificada para a certificação. Nossos diferenciais incluem o tempo de resposta e o suporte total aos clientes, com acompanhamento de todas as fases do processo”, destaca Flaviana.

De acordo com a especialista do GenesisGroup, “mais do que identificar as não conformidades da produção orgânica, a certificação é um processo indispensável para o produtor encontrar os pontos fortes do seu negócio e aperfeiçoar seu método de trabalho”. (Texto Comunicação Corporativa – SP).

Road Show

Foi muito bom ter participado pela quarta vez do Road Show para Jornalistas de Agronegócio de 9 a 13 de março em São Paulo e Minas Gerais, a convite da Texto Comunicação Corporativa, comandada pelo jornalista Altair Albuquerque. Gravamos várias matérias interessantes para o Conexão Rural e vamos começar a divulgá-las já a partir do próximo domingo no Pará, em Rondônia, no site da TV Web O Progresso, e em todo o Brasil via You Tube e pelas nossas redes sociais.

Agradeço ao amigo Altair pelo convite e parabenizo ele e toda sua equipe pela organização, eficiência e qualidade do Road Show. Todos os jornalistas que participaram (25 jornalistas de 11 estados) voltaram suas cidades com muito mais conhecimento e muitas informações para seus leitores, ouvintes ou telespectadores. Foram quase 2 mil km percorridos em grandes fazendas da pecuária de corte, pecuária de leite, piscicultura, além de institutos e agências de tecnologia voltados para o agronegócio.

Viajei para São Paulo com o apoio cinegrafista e editor do Conexão Rural, João Pezão Filho. Acompanhe as primeiras matérias já no próximo domingo.

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Ei, Psiu! Já viu essas?

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