Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Coluna do Lima Rodrigues – 20 de junho de 2018

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Vaca Nelore, a grande mãe da pecuária brasileira

No Brasil, o parque de matrizes supera a marca de 80 milhões de cabeças (Fonte: ASBIA), sendo que a maior parte desse volume é formada por animais de sangue Nelore. Na bovinocultura comercial, em que o bezerro é o objetivo inicial e o boi gordo o produto final, a participação da fêmea é total e a necessidade de boas mães para a produção é uma questão que merece atenção especial em toda propriedade de cria.


É exatamente assim que acontece na fazenda Cibrapa, unidade mato-grossense do criatório Carpa Serrana. Em cada estação de monta, é feito um planejamento específico para a fecundação de 11 mil matrizes Nelore –  que vão parir os bezerros de corte de genética Carpa e as fêmeas que serão apartadas para reposição no grande rebanho das “mães Carpa”.

“Nunca afrouxamos a pressão de seleção nessa vacada, desde o início do projeto de criação comercial. Como já partimos de uma base genética muito forte, que veio com o gado PO e LA selecionado na Fazenda Fazendinha, em São Paulo, a preocupação era aprimorar a habilidade materna e a precocidade sexual nos lotes comerciais para ter eficiência com um padrão de desmame homogêneo”, diz o gerente de pecuária da Cibrapa, Marcos Junqueira Cardoso, apontando os pré-requisitos que uma fêmea precisa apresentar para ser considerada uma mãe Carpa. E comprovando a qualidade dos animais, o gerente também fala dos resultados das vacas comerciais como receptoras.

Genética de qualidade

“A Carpa é 100% Nelore e, quando a receptora zebuína tem genética de qualidade, ela é muito fértil e vigorosa, não deixando nada a desejar na comparação com a F1. Na verdade, em muitos quesitos, elas ainda superam as cruzadas no trabalho de FIV. Não dão problema na parição, cuidam da cria muito bem e têm leite suficiente”, explica Cardoso.

O rebanho da Carpa em Mato Grosso é conduzido, quase na sua totalidade, a campo. Mas, para garantir os índices de produção e reprodução, a equipe não descuida das condições das pastagens, melhorando a quantidade e a qualidade da forragem ao optar por variedades adequadas, investir em adubação e irrigação, além de estruturar um grande projeto de ILP.

“Lembrando que os touros que servem as 11 mil matrizes são oriundos do gado PO da Carpa, destaco que nossos índices anuais estão sempre acima da média nacional. A Carpa/Cibrapa é um exemplo de como todo pecuarista pode conseguir resultados positivos no gado comercial quando escolhe investir nos insumos certos, como a genética”, finaliza Junqueira.

Reposição em alto nível

Todo criatório que prioriza a viabilidade econômica e a melhoria do rebanho bovino promove o descarte automático de matrizes. No geral, as vacas que não emprenharam, as que não produziram leite suficiente para nutrir as crias, as que desmamam bezerros com peso 20% abaixo da média de seus contemporâneos e as que estão com idade considerada avançada (cerca de 10 anos) são retiradas do plantel. Com isso, entre 15% e 20% das fêmeas de um rebanho acabam substituídas por novilhas em idade reprodutiva a cada ano.

Na Cibrapa, as nulíparas – filhas dos touros Carpa que servem o rebanho antes de serem oferecidas ao mercado – são as celebridades da safra e recebem a maior atenção da equipe, no melhor ambiente disponível da unidade mato-grossense, onde estão os pastos cultivados no sistema de ILP. As novilhas passam nos piquetes na desmama e na estação de monta. Esse manejo faz com que elas se desenvolvam bem, ganhem escore corporal e tenham um desempenho bastante positivo no início da vida reprodutiva.

“Os resultados da reprodução das primíparas e o sucesso na reconcepção são motivos de orgulho para a nossa equipe. As novilhas parem muito bem na primeira concepção e os bezerros delas não ficam devendo nada aos contemporâneos que nascem das multíparas”, diz o gerente de pecuária da Carpa Serrana, Luis Otávio Pereira Lima.

Sobre a Carpa

A Carpa seleciona Nelore há mais de 40 anos e sempre foi um criatório inovador. A empresa pecuária foi a primeira do Brasil a fazer Transferência de Embriões, realizar abates técnicos na raça Nelore e utilizar receptoras Nelore em seus programas de reprodução assistida. Comandado pelo pecuarista Eduardo Biagi, o trabalho da Carpa é considerado um dos melhores e de mais relevância no Brasil, especialmente quando o assunto é novilho precoce. Com um rebanho de mais de 30 mil cabeças, o criatório ganhou notoriedade por unir o conceito de melhoramento com base em avaliações genéticas ao de seleção morfológica.

Leilão Avaré Angus Show apresentará genética voltada à produção durante a Exponel 2018

Matrizes de qualidade e promissores reprodutores da raça Angus da Casa Branca Agropastoril e fazenda São Marco serão destaques no Leilão Avaré Angus Show 2018, nesta quinta-feira, dia 21 de junho, a partir das 20 horas, durante a Exponel 2018, uma das mais importantes feiras de pecuária do Estado de São Paulo, realizada no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP).

“Selecionamos genética de alto padrão para os criadores que desejam iniciar na raça Angus como para os pecuaristas que querem intensificar os seus projetos. O foco é oferecer animais que contribuem para a disseminação dessa raça fantástica, voltada para a carne de qualidade, em todas as regiões do país”, ressalta Paulo de Castro Marques, proprietário da Casa Branca Agropastoril. No total, serão leiloados 30 lotes de matrizes e touros.

Dentre os destaques, está o reprodutor PWM Terminal Teicb2012 Máximo, da Casa Branca, irmão da Grande Campeã PWM Type Teicb 2009 Hitter 02816, que venceu a Expolondrina 2018 e a Expoutono, de Uruguaiana (RS), também este ano.

Carne de alto valor agregado

 “A presença da raça Angus no interior paulista cresce a cada ano. A grande capacidade reprodutiva e a aptidão para produzir carne de alto valor agregado são características que definem o Angus. Os animais colocados à venda no Leilão Avaré Angus Show representam a contribuição da Casa Branca e São Marco para expandir as qualidades e as vantagens econômicas indiscutíveis proporcionadas pelo Angus”, enfatiza Paulo de Castro Marques.

Mais informações sobre o Leilão Avaré Angus Show e a Casa Branca Agropastoril: telefones (35) 3452-0828 e (11) 3573-6219 e site: www.casabrancaagropastoril.com.br

Etapa do Circuito Nacional Nelore reunirá animais de genética superior na exposição de Avaré (SP)

 A etapa do Circuito Nacional Nelore é a atração principal da Exponel 2018, importante exposição pecuária, realizada no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel – Emapa, em Avaré (SP). Oficializado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o julgamento da raça é organizado pelo núcleo Nelore de Avaré e acontecerá entre os dias 20 e 22 de junho de 2018.

O Nelore é a raça com maior número de bovinos na exposição de Avaré. Mais de 300 animais vão participar do julgamento da raça e os juízes Valdecir Marin Junior, Ricardo Gomes de Lima e José Delsique de Macedo Borges serão os responsáveis pelas análises dos animais em pista.

“Importantes criadores participam da exposição em Avaré. Trata-se de uma das mais importantes e pesadas pistas de julgamentos. O núcleo regional do Nelore trabalha muito para ter uma mostra de qualidade, com animais de excelência”, destaca Thiago Mont’ Alvão Veloso Rabelo, responsável pela organização do julgamento e membro do Núcleo Nelore de Avaré.

Ranking Nacional

 Iniciativa da ACNB, o Ranking Nacional Nelore tem como principais objetivos acompanhar e aperfeiçoar características dos animais da raça, ligadas a questões reprodutivas e produtivas. A diversidade de regiões que integram o Ranking permite uma completa análise do estágio da genética Nelore em âmbito nacional.

“O Ranking  Nacional Nelore é uma importante ferramenta de fomento da raça Nelore, reunindo milhares de animais de genética de excepcional qualidade nas mais importantes exposições do país. Esta iniciativa da ACNB é muito importante tanto em termos de reprodução como de produção de carne de qualidade. A genética tem papel primordial na oferta da proteína animal, o que nos motiva a investir cada vez mais nos julgamentos da raça Nelore”, comenta o Dr. Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

Para mais informações,

Acesse neloreavare.com.brwww.nelore.org.br ou nos telefones (14) 3732-1608 e (11) 3293-8900.

(Com informações da Texto Comunicação Corporativa e da Publique Comunicação, ambas de São Paulo).

Palpite

Acho que o Brasil vence a Costa Rica nesta sexta-feira por 3×1 e se classificará com tranquilidade. O empate com a Suíça não assustou.

Bom jogo Brasil. Comemore com moderação.

Até quarta-feira com saúde e paz.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja
Também