Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Coluna do Lima Rodrigues – 21 de maio de 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em março, durante o Road Show para Jornalistas de Agronegócio, em São Paulo, Lima Rodrigues entrevistou Jorge Espanha, presidente da Vetoquinol, a mais nova parceira do Conexão Rural

IICA  faz campanha em homenagem ao homem do campo

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) é o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência. Com sede na Costa Rica, o instituto foi fundado em 1942 e, em 1964, iniciou suas atividades no Brasil.


Para demonstrar mais uma vez sua missão de apoiar o desenvolvimento agrícola, o IICA lançou uma campanha para reconhecer e agradecer os agricultores, as agricultoras e os trabalhadores da cadeia de alimentos que, com seu trabalho em plena pandemia de Covid-19, garantem a produção, o transporte, a comercialização e o abastecimento de produtos alimentícios nos países das Américas.

Artistas apoiam a campanha

A convocação reuniu o trabalho de reconhecidos artistas de diversos países do hemisfério, que se somaram desinteressadamente à denominada HOMENAGEM DA MÚSICA POPULAR ÀQUELES QUE TRABALHAM DIA A DIA PARA QUE OS ALIMENTOS CHEGUEM A NOSSAS MESAS.

No Brasil, a campanha já conta com artistas renomados como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Mart’nália, Paulo Miklos, Tony Bellotto, Roberta Sá, Adriana Calcanhotto, Mônica Salmaso, além de entidades como Unesco Brasil e Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS).

O cantor, compositor, instrumentista e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil participa da campanha do IICA para homenagear os trabalhadores de toda a cadeia de alimentos

 

Todas os artistas participam voluntariamente da campanha

Trata-se de uma ação que se conecta também com um dos objetivos permanentes do IICA: promover a hierarquização da atividade agropecuária e do reconhecimento da importância da vida rural, cujo desenvolvimento e bem-estar são chaves para resolver ou mitigar parte dos grandes problemas do mundo contemporâneo, como o crescimento desordenado das cidades, o êxodo rural, os impactos negativos das mudanças climáticas, e reforçar a segurança alimentar e nutricional da população.

O IICA irá divulgar as contribuições dos artistas que participam da campanha em todas suas plataformas digitais e na de seus parceiros que se juntarem à iniciativa, e nas redes sociais terão as seguintes hashtags:

#GRACIAS

#HEROESYHEROINAS

#PORLOSALIMENTOSENNUESTRAMESA

#OBRIGADO #OBRIGADA

#HERÓISEHEROÍNAS

Argentina

Na Argentina, além de artistas, aderiram à campanha também entidades como a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), e entes governamentais argentinos como: os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Pesca; da Cultura; do Desenvolvimento Social, Plano Argentina contra a Fome, a Secretaria de Meios e Comunicação Pública, Conteúdos Públicos Sociedade do Estado e Fundo Nacional das Artes.

Muito obrigado à jornalista Camila Campanerut, assessora de Comunicação da Representação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura no Brasil, por ter nos enviado o release para ser divulgado na coluna e os vídeos com as músicas dos artistas no Conexão Rural – no próximo domingo às 9h30 na Rede TV de Parauapebas (PA).

“Vetoquinol Resolve”; um movimento em prol da evolução de produtividade da pecuária nacional  

A Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores empresas de saúde animal do mundo, apresenta o movimento Vetoquinol Resolve. Trata-se de um movimento em prol da evolução da produtividade da pecuária de corte e leite no Brasil. Um movimento que tem o objetivo de levar um pacote de soluções e serviços até o campo que resolve os principais problemas sanitários dos rebanhos de corte e leite, assim produzindo mais em menos tempo, permitindo ao pecuarista melhores índices zootécnicos com a oportunidade de mais lucro com a atividade. Isso também assegurando a saúde dos animais para uma produção de carne e leite de qualidade e mais seguros para o consumo humano.

“É um movimento que vem ao encontro da necessidade do pecuarista brasileiro, pois hoje, com o portifólio atual a Vetoquinol Resolve os principais problemas sanitários que ocorrem da porteira pra dentro, problemas como controle do carrapato, controle da mosca-dos-chifres, controle e monitoramento dos índices de verminose, tratamento e prevenção de mastites, tristeza parasitaria, pneumonias em confinamentos, infecções de casco, e muito mais. Ou seja, problemas que interferem para que o pecuarista produza mais bezerros por ano, mais @/ha/ano, bom peso na desmama, carcaças mais bem acabadas, matrizes leiteiras saudáveis, baixa taxa mortalidade em bezerreiros etc,” explica o gerente de produtos de grandes animais da Vetoquinol, Humberto Moura. “Isso quer dizer que, o nosso time técnico está preparado para auxiliar o pecuarista brasileiro em sua lida diária na busca de melhores índices de produtividade com mais lucratividade”, complementa.

Variedade de soluções

Com a aquisição da Clarion, em 2019, a Vetoquinol incorporou uma série de produtos exclusivos e inovadores fortalecendo muito o seu portfólio. Atualmente, a companhia dispõe de uma grande variedade de soluções, a maioria delas com baixo período de carência, o que garante mais produtividade nas fazendas e mais segurança na carne e no leite que chega ao consumidor.

No portfólio atual há 47 soluções, em sua maioria com formulações exclusivas, entre antimicrobianos para tratamento de infecções como mastites, diarreias e pneumonias, ectoparasiticidas para o combate a carrapatos e moscas-dos-chifres, endectocidas para combate aos vermes para evoluir o desenvolvimento animal, anti-inflamatório para tratamento complementar de pneumonia e mastite, hormônio par estimulação folicular em tecnologias de transferências de embriões,  entre vários outros. “Essa versatilidade é importante para elaborar protocolos sanitários eficazes, que resolvem tanto às demandas da pecuária de corte quanto de leite”.Profissionais qualificados: Além do amplo portfólio, a Vetoquinol dispõe de um time de profissionais qualificados para pesquisa e desenvolvimento de produtos e atendimento dos clientes, incluindo assessoria sanitária às propriedades para junto com o pecuarista estruturar o melhor programa dentro da realidade da propriedade.

“Não se trata apenas de oferecer produtos. Estamos criando relacionamentos duradouros com os produtores e levando informações essenciais para o dia-a-dia das fazendas”, explica Jorge Espanha, diretor-presidente da Vetoquinol no Brasil. “O agro está em crescimento e nós, Vetoquinol, e pecuaristas vamos crescer juntos. Mais do que nunca estamos prontos, pois a Vetoquinol Resolve”, finaliza o presidente.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.132 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). Site: www.vetoquinol.com.br

Com novidades no regulamento, nas premiações e na avaliação, primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020 acontece em Campo Grande (MS)

 Começou o Circuito Nelore de Qualidade 2020. A primeira etapa está sendo realizada desde ontem (19 e 20), na unidade I do Friboi, em Campo Grande (MS). A previsão é avaliar, pelo menos, 800 animais. O Circuito Nelore de Qualidade é iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), promovida em conjunto com a Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN), e patrocínio da Friboi e Matsuda.

Em 2020, mesmo com a pandemia que afetou diversos segmentos da economia, a pecuária de corte vem apresentando resultados significativos. Somente em Mato Grosso do Sul, as exportações de carne bovina cresceram 12% em faturamento no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

“Os resultados favoráveis nas exportações comprovam a importância do contínuo investimento na produção de carne de qualidade, mesmo em um momento de desafios, como o atual. A participação no Circuito Nelore de Qualidade orienta os pecuaristas a entender o nível de excelência solicitado pelo mercado de carnes”, diz Daniel Corrêa, presidente da Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore.

“Este é um momento delicado para o país, mas o Circuito Nelore de Qualidade contribui para o fortalecimento da pecuária. Afinal, nosso papel como entidade é apoiar os neloristas de todo o Brasil, que cumprem papel fundamental na produção de alimentos”, ressalta Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

Protocolo de segurança para avaliação das carcaças – Diante da pandemia do novo coronavírus, para atender às normas de proteção, segurança e saúde dos profissionais em atividades e, também, para respeitar os protocolos de segurança para a produção de alimentos no frigorífico, a avaliação das carcaças na etapa de Campo Grande será feita de forma especial. Um profissional treinado, da linha de produção regular do frigorífico, fará a classificação de acabamento das carcaças, e o profissional do Serviço de Inspeção Federal fará a verificação da dentição dos animais, sendo as avaliações supervisionadas remotamente por imagem pelo assessor técnico da ACNB, Gustavo Callejon,.

Circuito Nelore de Qualidade  

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano: em 2020, serão 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. (Com informações da Texto Comunicação Corporativa – SP).

E uma dica para você: Fique em casa e só saia em caso de extrema necessidade e quando sair, use máscara. Lave bem as mãos com água e sabão e sempre que possível use álcool em gel. Cuide-se. Juntos, vamos combater essa pandemia da covid-19.

Publicidade

Veja
Também