Publicidade

Coluna do Lima Rodrigues – 22 de maio de 2019

AGROBALSAS

Termina na próxima sexta-feira (24) a 17ª Edição da AGROBALSAS, a grande feira de tecnologia do sul do Maranhão, com o tema “valorização territorial”. A feira foi aberta na noite de segunda-feira (20) pelo governador em exercício, Carlos Brandão, e contou com a presença do prefeito de Balsas, Erik Augusto Costa; da secretária Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Fabiana Rodrigues; do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), Paulo Kreling, da superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini; da senadora Eliziane Gama;  dos deputados federais  Edilázio Júnior (PSD), André Fufuca (PP) e Júnior Marreca (Patriotas), deputados estaduais, dirigentes de diversas instituições e empresas do agronegócio e produtores rurais da região.


O governador em exercício, Carlos Brandão, informou que o governador Flávio Dino não pôde comparecer porque se encontra em Londres, na Inglaterra, para fazer palestra sobre segurança pública. Depois, destacou a importância da AGROBALSAS, dizendo que “a feira hoje é uma das mais importantes do Brasil e que o agronegócio é o que segura e contribui para o desenvolvimento do país”.

Os dirigentes da FAPCEN, Paulo Kreling e Gisela Introvini, agradeceram a presença de todos e o apoio do governo do estado e da prefeitura de Balsas e de outros inúmeros parceiros para a realização da grande feira de tecnologia do sul do Maranhão.

O secretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo, foi o único a criticar a ausência de autoridades federais na abertura da AGROBALSAS. Segundo ele, “esta importante feira merecia mais atenção por parte do governo federal, porque mostra sua força no agronegócio e contribui com o desenvolvimento do Brasil”. Ele pediu que os deputados federais André Fufuca e Júnior Marreca fizessem esse registro da ausência das autoridades federais no evento em discurso no plenário da Câmara durante esta semana.

FAPCEN

FAPCEN é uma organização privada, formada a partir da união de forças entre empresários e produtores rurais, que sem fins lucrativos promovem o melhoramento e sustentabilidade da pesquisa, voltada as necessidades do agronegócio regional.

Sediada no município de Balsas – MA, na região dos grandes cerrados brasileiros, a FAPCEN trabalha pelo desenvolvimento de uma das mais importantes fronteiras agrícolas no Brasil, já consolidadas, tanto por sua potencialidade agricultável, quanto pela logística que faz da região um importante polo produtor de grãos.

Instituída em 27 de abril de 1993, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte “Irineu Alcides Bays” – FAPCEN, procura através da cooperação e união entre pesquisa, extensão, produção e comercialização atender as necessidades voltadas às atividades agrícolas da Região.

Missão

Cooperar com o desenvolvimento do agronegócio na Região do Corredor de Exportação Norte gerando conhecimento, soluções inovadoras e sustentáveis atendendo as necessidades agrícolas e socioeconômicas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Criada em 27 de abril de 1993, a FAPCEN é uma entidade sem fins lucrativos, ao longo dos 25 anos vem apoiando e incentivando o desenvolvimento do cerrado sul maranhense e realiza AGROBALSAS, uma das maiores feiras do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil, que a cada ano vem ganhando novos expositores e atraindo um público seleto de investidores para a região. São máquinas, implementos, produtos, veículos, conhecimentos e tecnologias inovadoras que garantiram R$ 723 mi em negociações na edição 2018, A cada edição, aumenta e diversifica o público, desde a classe estudantil a empresarial. Em 2018, mais de 126 mil pessoas visitaram a feira, que contou com a participação de 426 expositores.

Em 2019, o número de expositores chega a 430 e a expectativa de geração de volume de negócios é de R$ 1 bilhão, segundo a superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini.

(Com informações do site oficial da FAPCEN).

Programação

A programação da AGROBALSAS é bastante extensa, mas podemos destacar alguns itens. Na terça-feira (21) pela manhã ocorreu o seminário “Desafios e Oportunidades para a Agroindústria e Comércio”, com a participação do secretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo, que falou sobre o tema: “Investir em Mercados Interno e Regional como Estratégia Competitiva”; Valmir Ortega, do Instituto Conexsus, que abordou o tema: “Indústria e Comércio e as Exigências de Mercado. Como agregar valor aos produtos?”; Izabella Pearce, da Virtú Ambiental, que falou sobre “O Papel da Agroindústria e Comércio junto aos 17 objetivos de desenvolvimento da ONU”;  José Luiz Tejon, do TCA Internacional, que abordou o tema: “Desafio – agronegócio. O dobro até 2024! Possível?

E na manhã desta quarta-feira acontece a reunião do Conselho Diretor e Fiscal da Associação das Mulheres do Agronegócio (Agro Ouro – Amao), que terá as palestras de Danilo Crócia (Você Mulher 360º) e Vilma Machado, artista plástica e poetisa (Os homens nosso de cada dia – caminhos compartilhados).

E à tarde, o seminário “Estratégias e Perspectivas”, com a participação de grandes nomes, incluindo Clayton Noleto, secretário de Infraestrutura do Estado do Maranhão, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e associações de produtores rurais.

Até sexta-feira, último dia da AGROBALSAS, haverá seminários, entre os quais, um sobre “Sustentabilidade na Produção e Visão de Novos Mercados”, com renomados especialistas.

Na quinta-feira (23) haverá o 1º Fórum Estadual de Qualidade de Produtos de Origem Vegetal – tema: agrotóxicos.

Desenvolvimento Regional com Valor aos Sistemas de Produção do Pequeno ao Grande Produtor.

Segurança nas propriedades rurais, com o coronel Medeiros, do 4º Batalhão da Polícia Militar de Balsas (MA);

Combate a Incêndios no Cerrado, com o Tenente Francisco das Chagas, especialista em combate a incêndios florestais.

E na sexta-feira, último dia AGROBALSAS, ocorrerá o Workshop Cultural e sustentável, com a presença do prefeito do município, Erik Augusto Costa, da Superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini, de representantes da associação de produtores rurais; do secretário de Educação, Márcio Rego, e de Meio Ambiente do município de Balsas, Rui Arruda, e Marcelo Introvini, da Comissão organizadora, entre outros convidados.

A AGROBALSAS oferece ainda para os visitantes o “Shopping do Pecuarista”, com pet shop, palestras, treinamentos e exposição de animais”.

AgroBrasília

A convite da organização da AgroBrasília, nós fizemos a cobertura desta importante feira, que foi realizada de 14 a 18 de maio no parque tecnológico Ivaldo Cenci, que fica a 60 quilômetros da capital da república, no programa de assentamento dirigido do distrito federal – PAD-DF, e ocupa uma área de 500 mil metros quadrados, que recebe milhares de visitantes de todas as regiões do brasil e do mundo, inclusive delegações dos Estados Unidos, Japão, países africanos, Espanha, Ecrânia e Argentina.

Em sua 12ª edição, a AgroBrasília trouxe o que há mais de novo e tecnológico em máquinas, veículos, implementos, defensivos agrícolas, cultivares, exposição e comercialização de animais, pesquisas, opções de créditos entre outras atrações.

A AgroBrasília foi aberta oficialmente dia 14 de maio pelo governador do distrito federal, Ibaneis Rocha. A cerimônia contou com a presença do secretário executivo do ministério da agricultura, Marcos Montes, que no dia estava como ministro interino porque a ministra Tereza Cristina estava em viagem pela Ásia; do secretário de agricultura do Distrito Federal, Dilson Resende, deputados distritais, prefeitos, secretários, e produtores rurais, além do presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do DF, José Guilherme Brenner, e do coordenador geral da AgroBrasília, Ronaldo Triacca.

Agradecimento

Esta foi a segunda vez que a equipe do programa Conexão Rural (Rede TV – Parauapebas – PA) cobriu a AgroBrasília a convite da organização da feira, graças ao sucesso do nosso programa também no you tube e nas redes sociais.

Muito obrigado ao coordenador-geral da AgroBrasília, Ronaldo Triacca, e à assessora de imprensa, Lygia Costa, pelo convite e o apoio que nos deram para que realizássemos a cobertura da Feira Internacional dos Cerrados.

Agradeço também o apoio da superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini, para que fizéssemos a cobertura da AGROBALSAS, de 20 a 24 de maio.

Boa semana a todos e até quarta-feira com saúde e paz.

 

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu