Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Coluna do Lima Rodrigues – 28 de outubro de 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Itupiranga se destaca em leilões

O município de Itupiranga, a 50km de Marabá, no Pará, fundado há 73 anos e com uma população estimada em quase 70 mil habitantes, conta hoje com cerca de 600 mil cabeças e cerca de cinco mil produtores rurais, especialmente pecuaristas.


O Sindicato Rural de Itupiranga vem promovendo há mais 30 anos importantes leilões, e nos últimos anos os leilões mensais, geralmente nas últimas segundas-feiras de cada mês, têm chamado a atenção de pecuaristas de vários municípios do Pará, do Maranhão e do Tocantins, devido à qualidade da genética dos animais, além de movimentar a economia do município.

Kaio Rodrigues, presidente do Sindicato Rural de Itupiranga, disse que os leilões movimentam mensalmente a economia do município

 

ADEPARÁ

O leilão realizado na segunda-feira, 26 de outubro, teve uma atração especial: uma palestra da médica veterinária Letícia Valverde, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), sobre o Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, o Pnefa. A Dra. Letícia fará palestra sobre o mesmo tema nesta quinta-feira (29) em Parauapebas; dia 3 de novembro no Sindicato Rural de Nova Ipixuna; dia 19 de novembro, durante a Feagro – a Feira de Agronegócio em Marabá; dia 20 de novembro na Feira do Produtor em Eldorado do Carajás e dia 22 de novembro na APA do Gelado em Parauapebas, para os pequenos produtores rurais daquela região.

Letícia Valverde, médica veterinária da Adepará, tem feito palestras sobre o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa

 

OBJETIVOS DO PNEFA

O Pnefa tem como principal objetivo criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres de febre aftosa sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos atores envolvidos e à sociedade brasileira, de acordo com o ministério da Agricultura.

Ainda segundo o ministério, o Plano foi delineado para ser executado em um período de 10 anos, iniciando em 2017 e encerrando em 2026. Está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE – e com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa, convergindo com os esforços para a erradicação da doença na América do Sul.

Produtores rurais do município de outras regiões ouviram atentamente as explicações da representante da Adepará. A Dra. Letícia disse que “as palestras são importantes porque a classe produtora precisa estar ciente dos ricos e benefícios da retirada contra a febre aftosa no Pará e no Brasil”.

Geraldinho

O Gerente Regional da Adepará em Marabá, Geraldo Teotônio Pereira, o “Geraldinho”, destacou que “as palestras têm como objetivo alertar a classe produtora sobre a retirada da vacina contra a febre aftosa e deixar claro que a medida abrirá mais mercados externos para os pecuaristas do Pará e do Brasil”.

Geraldinho acrescentou que “o Pará está se preparando com responsabilidade para a retirada da vacinação contra febre aftosa”. Ele aproveitou para dizer que “a 2ª etapa da vacinação contra a febre aftosa que começa neste domingo, dia 1º de novembro no Pará e em quase todo o Brasil e que os produtores têm até o dia 15 de dezembro para apresentar os comprovantes à Adepará”. O mesmo deve ocorrer no Maranhão.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itupiranga, Kaio Rodrigues, também concorda que “o Brasil ficando livre de febre aftosa sem vacinação, os pZrodutores rurais terão novos mercados no exterior”. E acrescenta: “Por isso, os pecuaristas têm colaborado e vacinado o rebanho bovino e bubalino”.

Conexão Rural

O evento em Itupiranga é um dos destaques do Conexão Rural dos dias 31 de outubro (sábado) e 1º de novembro (domingo) na Rede TV de Parauapebas (PA) e nos portais parceiros: O Progresso, de Imperatriz (MA), O Nortão, de Porto Velho (RO) e An10 Notícias, de Redenção, no sul do Pará.

O programa traz ainda outras matérias interessantes:

Começa neste domingo, 1º de novembro, a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2020;

Sindicato dos Produtores Rurais de Itupiranga, no Pará, promove mais um leilão de gado;

Vamos falar também sobre os avanços da genômica no Girolando. A  reportagem é da jornalista Larissa Vieira, assessora de imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com sede em Uberaba (MG).

Teremos ainda o comentário do advogado Luiz Gustavo Garcia, de Marabá (PA), especialista em direito agrário.

Na parte musical, muita moda de viola, da autêntica.

O Conexão Rural tem produção e apresentação do jornalista Lima Rodrigues; imagens: Pezão, LR Produções e Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG). Edição: João Pezão Filho. Assistente de Produção: Ana Cláudia Aragão. Direção-geral da Rede TV de Parauapebas: Genésio Filho.

Publicidade

Veja
Também