Publicidade

Coluna do Lima Rodrigues – 9 de abril de 2019

O encontro contou com palestras de jornalistas do Brasil, Canadá, Estados Unidos, Argentina e Finlândia

Encontro Internacional de Jornalistas Agrícolas

Com o apoio da Texto Comunicação Corporativa e da Rede Brasil de Jornalistas Agro, tive a honra de participar na segunda-feira (8), em São Paulo, do Encontro Internacional de Jornalistas Agrícolas – a mídia agropecuária no mundo de hoje.


As tendências digitais, as novas mídias e as tendências gerais do segmento foram alguns dos temas abordados.

A iniciativa foi da Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas (IFAJ), entidade sem fins lucrativos criada na França em 1956, reúne 50 entidades de profissionais no mundo e tem 5 mil associados.

O evento contou com a colaboração de brasileiros pertencentes à Rede Brasil de Jornalistas Agro, criada em 2013, e teve o patrocínio das empresas Syngenta e Cobb.

Palestras

Ouvi palestras interessantes de Luiz Pitombo, da Rede Brasil de Jornalistas Agro, organizadora do evento; do presidente da Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas (IFAJ), Owen Roberts; do secretário-geral da IFAJ, Steve Werblow; da editora da Revista Dinheiro Rural, Vera Ondei; do presidente do Círculo Argentino de Periodistas Agrários (CAPA), e da jornalista Tuulikki Viilo, do jornal Maaseudun Tulevaisuus, da Finlândia. Os jornalistas estrangeiros provenientes de países como Canadá, Estados Unidos e Finlândia estiveram no Brasil para conhecer setores da produção agropecuária do País.

E ainda tive a honra de reencontrar velhos amigos do agro, entre eles o grande Jorge Retti, e novos amigos jornalistas que cobrem diariamente o agronegócio em várias partes do Brasil.

Parabéns aos amigos Luiz Pitombo e Mariele Pedroso e a todos os demais que se empenharam para a realização, com sucesso, deste grande encontro em São Paulo. Foi show.

Liberdade de Imprensa

O jornalista e professor da Universidade de Guelph, no Canadá, Owes Roberts, presidente da IFAJ, disse que a entidade “defende a liberdade de imprensa em todo o mundo, especialmente nos 50 países a onde a Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas atua”.

Destacou que a IFAJ trabalha com três prioridades: “desenvolvimento profissional, desenvolvimento dos jovens profissionais e alcance global da informação”.

Já o secretário-geral da IFAJ, Steve Werblow, destacou que a entidade defende os seguintes princípios:

– networking (capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém, onde há partilha de informações entre pessoas ou grupos que têm um interesse em comum – Fonte: Wikipédia).

– evolução no desenvolvimento profissional;

– manutenção padrões éticos;

– celebração da conquista;

– criação de oportunidade para a organização do desenvolvimento profissional e voz coletiva para o livre fluxo de informações e defesa do jornalismo do agrário.

Este colunista e o presidente da IFAJ, Owen Roberts, no Encontro de Internacional de Jornalistas Agrícolas em São Paulo

 

Integração

Owes Roberts e Seteve Werblow afirmaram que “ficam felizes quando ajudam os jornalistas agrícolas de outros países a criarem oportunidades de integração, porque isso só fortalece os profissionais que trabalham na cobertura do agro no dia a dia”.

Os demais palestrantes brasileiros e estrangeiros também destacaram a força da comunicação e defenderam uma integração cada vez maior entre os jornalistas do agro.

Ministra informa que o presidente Jair Bolsonaro deve comparecer a jantar com embaixadores de países islâmicos

Em Londrina (PR), onde participou do Fórum do Agronegócio 2019 na Expolondrina, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) informou que o presidente Jair Bolsonaro deverá comparecer a jantar organizado com representantes do mundo árabe e islâmico nesta quarta-feira (10) na sede da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) com a presença de embaixadores desses países.

“O mercado islâmico, os muçulmanos e os árabes, são grandes compradores de milho, soja, proteína animal. É um mercado importantíssimo para esse segmento. Houve um mal-estar, que tenho tentado contornar, recebendo todos os embaixadores no ministério, conversando, explicando”, disse a ministra, ao falar sobre desafios de sua gestão no Mapa. (Fonte: assessoria de imprensa do MAPA).

Dinâmicas de cercas elétricas são destaques da Belgo na Tecnoshow Comigo 2019, em Rio Verde (GO)

A Belgo Bekaert Arames levará à Tecnoshow Comigo mais conhecimento técnico e soluções em cercas para ajudar a elevar os índices econômicos de propriedades rurais em todo o país. Esta importante exposição agropecuária de tecnologia rural do centro-oeste começou na segunda-feira (08) e prossegue até sexta-feira, dia 12 de abril, em Rio Verde (GO).

A Belgo, em parceria com a Zoetis e a Tru-test, realizará na Tecnoshow Comigo um circuito de dinâmicas práticas de instalações de cercas, para orientação dos produtores rurais. “A adesão dessas dinâmicas é muito positiva pelos produtores, que têm enxergado em nossa iniciativa uma forma de entender melhor os pontos essenciais que o cercamento de qualidade oferece em termos de rentabilidade, segurança e facilidade no manejo”, afirma Cesar Roberto, analista de mercado da Belgo na região centro-oeste.

As dinâmicas envolvem a demonstração prática de instalação correta de cercas elétricas e balancim (Belgo Açofix), bem como informações sobre sua função para a proteção das áreas e o manejo dos animais. “Goiás é o estado que mais utiliza cercas elétricas no Brasil. Se bem manejadas e com o conhecimento técnico adequado, elas são muito úteis aos produtores, além de possuir excelente custo benefício”, ressalta Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo.

A Belgo também apresentará na Tecnoshow Comigo diversas linhas de produtos, com destaque para os arames Belgo Z-700 e as linhas Belgo Campestre e Belgo Cercar, além do Belgo Cordaço e o arame farpado Motto.

Vetoquinol assina contrato para aquisição da Clarion Biociências no Brasil

A Vetoquinol, a líder global em saúde animal, assinou, em 03 de abril de 2019, acordo para adquirir a Clarion Biociências, laboratório veterinário brasileiro com sede em Goiás.

A aquisição permitirá à Vetoquinol fortalecer sua presença no Brasil, principalmente na pecuária, capitalizando a experiência  da Clarion Biociências, particularmente no segmento de parasiticidas.

Fundada em 1998, a Clarion emprega cerca de 180 pessoas e conta com moderna unidade fabril. A empresa está entre as 20 maiores indústrias de produtos para saúde animal do mercado brasileiro.

O CEO da Vetoquinol, Matthieu Frechin, disse: “Estamos muito satisfeitos por ter assinado este acordo, que está em total conformidade com o plano estratégico de crescimento da Vetoquinol, chamado de In Motion. O Brasil é o terceiro maior mercado de saúde animal do mundo e essa aquisição contribuirá ainda mais com os nossos planos para fortalecer a presença no país”. A Vetoquinol espera concluir o negócio nas próximas semanas. (Com informações da Texto Comunicação Corporativa – SP).

Boa semana a todos e até quarta-feira com saúde e paz.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu