Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Com início amanhã (30), mais de oito mil pessoas já se cadastraram para teste de covid-19 no drive-thru de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Até o final da manhã desta sexta-feira, 29, mais de oito mil pessoas já haviam se cadastrado para fazer o teste para o coronavírus no drive-thru instalado em Parauapebas, para testagem em massa com o PCR. Para alinhar os últimos ajustes antes do início da testagem a fim de que o serviço seja oferecido da melhor forma possível à população, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) visitou o Centro de Gestão Ambiental (CGA), local onde serão realizados os exames. A visita teve a participação do titular da Semsa, Gilberto Laranjeiras.

A parceria da Prefeitura de Parauapebas com a Vale permitiu a implantação do laboratório para teste no formato de drive-thru, a partir deste sábado, 30. Essa nova modalidade de testagem é importante, pois vai identificar com mais precisão e celeridade as pessoas contaminadas, inclusive aquelas que não apresentam sintomas, possibilitando o isolamento e tratamento imediato da doença, impedindo também o aumento da disseminação do vírus no município.


A diretora interina da Vigilância em Saúde de Parauapebas, Anna Carla Tomáz, participou da visita e explicou que o PCR, ao contrário do teste rápido, é um exame mais específico de isolamento viral, tem 100% de precisão e ajuda na triagem. “Por ele ser mais específico, consegue isolar o vírus à medida com que detecta quem realmente entrou em contato e quem tem o vírus no momento. O objetivo desse trabalho é identificar as pessoas que estão contaminadas, para que elas possam manter o isolamento domiciliar, independentemente de ter sintomas”.

O agente comunitário de saúde e membro do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Carvalho, aprovou a estrutura do local onde serão realizados os exames. “A estrutura é de primeira, a equipe está de parabéns. O prédio está muito bonito. A gente espera que possam acolher muito bem a população porque a estrutura está excelente. A gente precisa de uma equipe capacitada, que esteja acolhendo a população e direcionando cada um de acordo com os seus resultados”.

drive-thru está sob a gestão da empresa Testes Moleculares, cuja diretora, a biomédica Alexandra Reis, PHD em doenças infecciosas e parasitárias, considera importante a testagem em massa para agilizar o enfrentamento à covid-19. “O município consegue atuar rapidamente frente à pandemia e às vezes até chegar a erradicar o vírus e poder voltar às suas atividades normais e a economia poder seguir. A PCR é recomendada pela Organização Mundial da Saúde para ser feita na fase aguda da pandemia porque ela diminui a transmissão e circulação do vírus entre as pessoas”, detalhou Alexandra Reis.

A biomédica disse ainda que o drive-thru “é a forma mais eficiente de realizar os testes” porque são realizados numa área externa e não em um ambiente fechado. “Então isso se torna mais seguro e também prático e rápido, e o tempo é muito importante nessa pandemia. Além da tecnologia usada, que é a PCR em tempo real, a gente trouxe uma estrutura automatizada desde o início. Da extração do RNA até a liberação dos resultados, é feito por um software do qual os especialistas da área só têm que interferir em casos inconclusivos, gerando rapidez na liberação dos resultados”, pontuou Alexandra Reis.

Cadastro para fazer teste é simples e rápido

Para fazer o exame é necessário se cadastrar no site testesmoleculares.com.br onde também é feito o agendamento de data e horário para a coleta do material. O exame de PCR, teste padrão que confirma a presença do novo coronavírus no organismo, é feito com uso de cotonete, recolhendo secreção da mucosa da boca e/ou nariz.

A realização do exame somente ocorrerá após o agendamento prévio. O atendimento para a coleta de materiais no drive-thru será de segunda-feira a sábado, das 6h às 23h, e aos domingos, das 8h às 14h.

Todos podem realizar o exame, independentemente de apresentarem ou não os sintomas da covid-19. O fluxo de transporte coletivo para o CGA, localizado na rua Juruna, Parque dos Carajás, será aumentado.

A previsão é de que sejam realizados 1,5 mil exames por dia, com resultado estimado em 24 horas.

Publicidade

Veja
Também