O primeiro dia da segunda fase do programa CNH Pai D’égua, que começou nesta segunda-feira, 18, registrou mais de 60 mil inscritos somente no horário da manhã, conforme informou o Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Esta etapa contempla os municípios das regiões Metropolitana de Belém e Marajó, e ainda Abaetetuba, Capanema, Paragominas e Tucuruí.
As inscrições para o programa seguem até o próximo dia 27 e são feitas pelo site cnhpd.detran.pa.gov.br e para estes municípios, o Detran destinou 20 mil vagas, sendo 60% delas reservadas para ampla concorrência, 10% para pessoas com deficiência e 30% para mulheres.
“Tivemos uma grande procura pela população da capital e agora, nesta segunda fase, estamos felizes em poder levar este programa social à população do interior, que poderá obter sua CNH de forma totalmente gratuita e gerando renda para estas pessoas” relata Renata Coelho, diretora geral do Detran.
Na região do Marajó, para garantir uma maior participação da população, sobretudo àquelas pessoas que não dispõem de acesso à computador e internet, o Detran iniciou uma programação itinerante de atendimento presencial nos municípios do arquipélago e já iniciando hoje em Soure e Muaná.
A presidente do Programa, Juliana Matos, explica que uma equipe formada por cerca de 40 servidores saiu de Belém no domingo, 17, para percorrer os municípios. “Ressaltamos que as inscrições são prioritariamente online e que os interessados que puderem devem priorizar a internet, no entanto, as pessoas que não dispuserem dos equipamentos poderão contar com a equipe do Detran, que vai auxiliar na inscrição presencial”.
Flávia Silva aproveitou o atendimento presencial em Soure e já garantiu sua inscrição nesta etapa do programa. “Eu estava esperando por esta oportunidade, pois com a carteira de habilitação, a entrada no mercado de trabalho é melhor. Agradeço muito a oportunidade, porque muitos de nós não têm condições de obter o documento se não pelo programa”.
O CNH Pai D’égua é um programa do Governo do Estado coordenado pelo Detran, voltado às pessoas de baixa renda, que garante a emissão da carteira nacional de habilitação totalmente gratuitamente. Podem se inscrever pessoas que desejam tirar a primeira habilitação, e adicionar ou mudar de categoria. Este ano, 60 mil vagas estão sendo disponibilizadas para os 144 municípios paraenses.
Os interessados em participar do CNH Pai D’égua devem acessar o site do Programa, ler todo o edital e atentar para o município onde mora, a região de abrangência e o período de inscrição para cada localidade.
Abrangência – Os municípios contemplados nesta fase do programa são: Ananindeua, Afuá, Anajás, Augusto Corrêa, Abaetetuba, Acará, Aurora do Pará, Benevides, Breves, Breu Branco, Bonito, Bragança, Bagre, Baião, Barcarena, Bujaru, Castanhal, Colares, Concórdia do Pará, Curuçá, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Cachoeira do Piriá, Capanema, Capitão Poço, Cametá, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Goianésia do Pará, Igarapé-Açu, Inhangapi, Irituia, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Limoeiro do Ajuru, Marituba, Melgaço, Muaná, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Mocajuba, Moju, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, Novo Repartimento, Ourém, Oeiras do Pará, Peixe-Boi, Primavera, Ponta de Pedras, Portel, Paragominas, Pacajá, Quatipuru, Salvaterra, Santa Bárbara do Pará, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Soure, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, Salinópolis, Santarém Novo, São João de Pirabas, Santa Luzia do Pará, Terra Alta, Tomé-Açu, Tracuateua, Tucuruí, Tailândia, Ulianópolis, Vigia de Nazaré e Viseu, e aqueles localizados na região das Ilhas.