Com reabertura para visitantes, procura por autorizações para ter acesso a Floresta de Carajás é grande

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma cerimônia realizada na portaria de acesso à Carajás neste domingo, 17, marcou a reabertura da Floresta Nacional (Flona) de Carajás com a presença de autoridades da prefeitura, Câmara de Vereadores e ICMbio. O acesso ao Parque Zoobotânico, um dos principais atrativos, é feito por meio de autorizações individuais, emitidas no setor de Uso Público da portaria, todos os dias das 9 às 16 horas.

Em função dos protocolos de prevenção ao novo coronavírus, são emitidas 450 autorizações diárias neste primeiro momento, com previsão de ampliação gradativa. “Abrir novamente as portas de uma floresta nacional como a nossa de Carajás é celebrar a vida”, reforçou Vitor Garcia, servidor do ICMbio e coordenador do setor de Uso Público.


“Esse é um momento extraordinário, passamos quase 20 meses de sofrimento, de afastamento de todos, e agora estamos voltando. Agradeço ao pessoal do ICMbio, que fez um trabalho maravilhoso no sentido de fazer a comunidade de Parauapebas sentir que essa floresta é nossa, que vamos cuidar dela e ela vai cuidar de nós”, destacou o prefeito, Darci Lermen.

Após a cerimônia, 100 pessoas que participaram de um sorteio nas redes sociais do ICMbio fizeram a Trilha Lagoa da Mata, uma delas foi a auxiliar de almoxarifado, Josélia Silva. “Foi uma boa oportunidade de conhecer um pouco das belezas naturais da floresta. Vem tanta gente de fora pra visitar e muitos de nós, moradores, ainda não conhecemos, por isso, aproveitei essa oportunidade”, disse Josélia.

De acordo com o ICMbio, a Flona Carajás recebe uma média de 200 mil visitantes por ano, “com os investimentos que o governo municipal fará, a procura pelo destino deve crescer vertiginosamente, vamos construir a maior tirolesa da América Latina na floresta e uma das maiores do mundo”, compartilhou Darci.

O evento de reabertura da Flona contou com a presença também do vice-prefeito, João Trindade, dos secretários de Meio Ambiente, Turismo e Obras, Sávio Santiago, Rodrigo Mota e Wanterlor Bandeira, respectivamente, assim como dos vereadores Zé do Bode e Zacarias de Assunção e da coordenadora da gestora do convênio entre a Prefeitura de Parauapebas e o ICMbio, Nívea Silva.

 

Parque Zoobotânico de Carajás

A abertura do parque ocorreu na manhã desta segunda-feira, 18, com visita guiada e plantio de mudas no local. Além das autoridades que prestigiaram o evento no domingo, a programação no Zoobotânico contou também com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Ivanaldo Braz, representantes da Vale, e de alunos, professores e gestores da escola municipal Nelson Mandela participaram do evento.

 

veja também