Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Com show de Gabriel, o Pensador, Flacc tem início em Canaã

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás (Flacc) teve início na noite desta quarta-feira (20). A estrutura montada na Praça da Bíblia, no bairro Novo Horizonte, recebeu milhares de pessoas interessadas em adquirir os mais variados volumes literários. À disposição do público, uma infinidade de títulos de diferentes gêneros, que iam desde volumes infantis, passando por autores locais, até clássicos da literatura mundial.

Na exposição, alunos de escolas da Rede Municipal de Educação apresentaram trabalhos e pesquisas sobre os gêneros textuais, citando escritos jornalísticos e publicitários, gibis e muito mais.


Visitando cada um dos estandes, o prefeito Jeová Andrade destacou a grandiosidade do festival e o desejo de ampliar ainda mais o evento nos próximos anos. “A intenção é dar continuidade ao Flacc e trabalhar para que ela cresça ainda mais, pois esse é um momento importante de incentivo à leitura, ao conhecimento e à cultura do município. O que nos esperamos é que esse seja o primeiro de muitos festivais. É nosso dever, sim, investir em cultura e arte.”

Secretária de Educação, Roselma Milani afirmou que os alunos da rede trouxeram ao público o que é visto diariamente em sala de aula. “Esse é um momento em que a gente traz para a comunidade todas as práticas de incentivo à leitura realizadas pelas escolas. A nossa ideia é incentivar os alunos a desvendar os mistérios que existem por trás da capa de um livro.”

 

Consciência Negra

Paralelo ao festival literário, no palco principal do evento, diversas apresentações culturais em alusão ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foram realizadas. Artistas locais e da região apresentaram monólogos teatrais, danças de rua, batalhas de rap, poesia e muito mais.

Cada um dos artistas reforçou a necessidade do envolvimento de toda a sociedade na luta contra o racismo no Brasil. Neste ano em Canaã, o tema escolhido foi “Negra gente brasileira”. Como lema, a data trouxe o questionamento “Do poema Navio Negreiro de Castro Alves, à missa dos quilombos. O que mudou?”

Gabriel, o Pensador

Pela primeira vez em Canaã, Gabriel, o Pensador trouxe vários sucessos de sua carreira de quase 30 anos na música. O artista também apresentou canções novas, que, como sempre, trazem à tona temas políticos, sociais e comportamentais.

Em entrevista, o artista falou sobre a sua vinda a Canaã. “Para mim, é uma honra cantar em uma cidade que é tão importante para a região; ainda mais em um festival como esse, em uma data como essa. Parabéns a todos os envolvidos na organização, pois temos aqui um grande festival.”

O Flacc continua nesta quinta-feira (21) com uma roda de conversa entre autores locais, vendas de livros e apresentações diversas.

Publicidade

Veja
Também