Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

COMDCAP descarta anulação de eleição para escolha de conselheiros tutelares

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

De acordo com o parecer do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP), a notícia que circula em sites e redes sociais dando conta de que eleição para escolha de novos Conselheiros Tutelares no município está suspensa, pode ser considerada como fake news, já que o Edital 013/2019 expedido na tarde desta quinta-feira, 17, dispõe da suspensão do resultado preliminar da eleição.

O caso se deu, segundo consta o edital, para recontagem de votos o que, circunstancialmente altera o calendário da fase final do processo.


Confira o edital: Edital 013.2019 Suspensão de resultado

De acordo com o presidente do COMDCAP, Aldo Serra, o erro ocorreu na sistematização dos votos no momento da apuração, iniciada logo após o encerramento da votação ocorrida no dia 6 de outubro, domingo, vindo a se estender até o início da tarde de segunda-feira (7).

O erro, segundo Aldo, foi no lançamento do número de votos na planilha ao apurar as urnas da Escola Antônio Vilhena, cujo número de votos foi duplicado, não tendo sido notado no momento. “O resultado foi publicado sem que o erro tivesse sido notado, porém, na terça-feira, foi notado a diferença quando após muita investigação, encontramos o problema que deu a diferença no número dos votos”, conta Aldo, detalhando que em seguida o caso foi comunicado ao Ministério Público, representantes da OAB, Procuradoria Geral do Município e também aos próprios candidatos, com quem se reuniu para comunicar que será feita a recontagem dos votos.

Aldo Serra – Presidente do COMDCAP

 

Ainda de acordo com Aldo Serra, fica descartada a anulação da eleição. Mas, alerta que haverá mudanças no resultado, sendo que alguns candidatos, principalmente os que ficaram na 9ª e 10ª posição, pode ocorrer de trocarem de lugar com quem ficou como suplente no resultado anterior.

A recontagem de votos será feita no dia 24 deste mês, outubro, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, no mesmo local onde foi feita a apuração das urnas, Auditório/Plenário da Câmara Municipal de Parauapebas.

Devido a recontagem, ficará assim o novo calendário da fase final do processo:

 

Publicidade

Veja
Também