Nesta terça-feira, 6, uma comitiva do Movimento Parauapebas Cidade Universitária estará na sessão da Assembleia Legislativa Paraense (Alepa), o objetivo é mostrar que o município com um dos maiores PIB’s do estado tem condições e merece ser a sede da reitoria da futura universidade estadual do sudeste do Pará.
A comitiva é formada por universitários, alunos do ensino médio, instituições ligadas à educação, representantes do Executivo e do Legislativo municipal e também pelo deputado Ivanaldo Braz.
O Movimento Parauapebas Cidade Universitária é liderado pelo vereador Alex Ohana, e acredita na força do ensino superior como uma alternativa econômica pra Parauapebas para além da mineração.
Agenda em Belém
Além de participar da sessão na Alepa, a comitiva tem agenda com o reitor da UEPA, Clay Chagas, pra esta terça, 6, às 15h30, e, em seguida, às 17h, com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Chicão.
Na oportunidade será entregue uma cópia da carta, destinada ao governador do Pará, Helder Barbalho, com o apontamento de todos os argumentos que mostram que Parauapebas é o município mais indicado pra ser a sede da reitoria da futura universidade.
Entre os argumentos está a possibilidade do município contribuir com recursos financeiros com a nova universidade, tendo em vista que Parauapebas tem uma lei que destina 1,7% da Cfem, os royalties da mineração, para o ensino superior.
Outro dado importante é que dos 36 municípios que compõem a região, 20 estão mais próximos de Parauapebas do que de Marabá, município que também pleiteia ser a sede.
A comitiva também aguarda confirmação de agenda para quarta-feira, 7, com o governador do Pará e sua vice, Hana, que também é secretária de Planejamento e Administração.
Sobre o desmembramento da UEPA
De acordo com informações levantadas pelo Movimento Parauapebas Cidade Universitária, o projeto de desmembramento da Universidade Estadual do Pará (UEPA) em três está na secretaria de Planejamento e Administração do governo do estado e, em breve, deverá ser encaminhado pra aprovação na Alepa.
“Nós unimos nossas forças em Parauapebas e estamos a caminho de Belém porque a gente acredita que é possível, viável e justo o governo do estado direcionar a reitoria da nova universidade pra nosso município. Além de todos os argumentos técnicos, a gente entende que é uma forma do governo estadual compensar Parauapebas por todo a sua contribuição com o desenvolvimento do Pará “, destaca o vereador Alex Ohana.