Áreas oferecem opções diversificadas para a prática esportiva, convivência social e contato com a natureza
O Complexo Turístico e o Parque dos Ipês se consagram como os principais pontos de esporte e lazer em Parauapebas, no sudeste do Pará, atraindo moradores e visitantes com uma ampla gama de opções para a prática de atividades físicas e socialização. Os espaços contam com pista de skate, ciclovia, trilhas para caminhada, quadras poliesportivas (incluindo areia, vôlei, basquete e futebol de salão), academia ao ar livre, parquinho infantil, áreas para jogos, patinação e aulas de zumba.
Os dois parques, executados pela Prefeitura de Parauapebas por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), destacam-se não só pela diversidade de equipamentos esportivos, mas também pelo incentivo à qualidade de vida. Além das atividades físicas, os espaços oferecem áreas de convivência, contemplação do pôr do sol, praça de alimentação, feirinha, espaço cultural, quiosques e um bosque com árvores frutíferas. Juntos, somam uma área total de 178 mil metros quadrados.
Parque dos Ipês: Referência em esporte e convivência
Com 28 mil metros quadrados, o Parque dos Ipês foi inaugurado em junho de 2022 como parte da primeira etapa do Projeto de Revitalização e Recuperação do Igarapé Lajeado. Localizado às margens da PA-160, no Bairro Tropical, o parque oferece um ambiente ideal para a prática de handebol, futebol, vôlei, queimada, ciclismo e esportes radicais.
“Aqui, incentivamos a prática de esportes, proporcionando um ambiente adequado para a atividade física. Além disso, fortalecemos o esporte por meio de parcerias com instituições, ONGs, projetos esportivos e outras secretarias do município, ampliando o acesso ao esporte para todas as faixas etárias”, explica Mikaely Fernandes, coordenadora do Parque dos Ipês.
O espaço é fechado às segundas-feiras para limpeza e manutenção, funcionando das 7h às 21h nos demais dias, com acesso gratuito e controlado. Interessados em agendar eventos podem entrar em contato pelo WhatsApp: (94) 9 8129-2656.
Complexo Turístico: Esporte e natureza em harmonia
Inaugurado em dezembro de 2022, o Complexo Turístico ocupa uma área de 150 mil metros quadrados na região central de Parauapebas, no bairro Beira Rio. O espaço é resultado de uma parceria entre a gestão municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Ilha do Coco.
Inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé Ilha do Coco e próximo à Unidade de Conservação (UC) Morro dos Ventos, o complexo oferece uma experiência única de contato com a natureza. “Eu gosto dessa simbiose que o complexo proporciona de estarmos pedalando em um ambiente muito próximo à natureza. O espaço contribui com a nossa qualidade de vida e promove mais saúde física e mental, além de permitir a socialização entre as pessoas”, destaca Ezio França, arquiteto e urbanista de 28 anos, frequentador assíduo do local.
O Complexo Turístico também é fechado às segundas-feiras para limpeza e manutenção, funcionando das 6h às 11h e das 16h às 22h nos demais dias, com acesso gratuito e controlado. Agendamentos para eventos, como aniversários, ensaios fotográficos e piqueniques, podem ser realizados via WhatsApp: (94) 9 9182-4366.
Esporte e qualidade de vida
Os dois espaços não só incentivam a prática esportiva, mas também se consolidam como locais de socialização e promoção da qualidade de vida para a população de Parauapebas. “Nossos espaços têm sido amplamente utilizados, não só para prática esportiva, mas também como ponto de socialização e qualidade de vida para a população de Parauapebas”, afirma Kairoene Viana, coordenadora do Complexo Turístico.
O Complexo Turístico e o Parque dos Ipês se destacam como exemplos de planejamento urbano voltado ao bem-estar e à sustentabilidade, reafirmando Parauapebas como referência em infraestrutura de esporte e lazer na região.
Reportagem: Hilda Barros | Da redação do Portal Pebinha de Açúcar, com informações da Ascom/PMP