Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Comunidade aprova ações de saúde da mineradora Ligga em parceria com a SEMSA

Mais uma vez a mineradora Ligga abriu as portas de sua planta experimental, na zona rural de Parauapebas, para receber moradores das regiões vizinhas. Eles foram convidados para participar da ação de saúde desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (SEMSA); e contaram com transporte gratuito para se deslocarem até a sede da empresa ao longo de todo o dia de ação.

O evento aconteceu das 8h às 14h e disponibilizou diversos atendimentos médicos e serviços de saúde, tais como aferição de pressão arterial, testes rápidos e testes de glicemia, sífilis, HIV, Hepatite B e C, vacinação, exames preventivos, atendimentos de enfermagem, aconselhamentos, entrega de medicamentos, orientações de escovação e saúde bucal com doação de kits odontológicos e aplicação de flúor, além de recreação para o público infantil.

No total foram realizados 490 atendimentos, com 100% de aprovação dos participantes, todos moradores das comunidades do entorno (Vicinal III e IV, Vicinal Rio Novo, Vila Piabanha, Loteamento Ramos, Acesso 3 Voltas, Chacreamento Vale da Serra e Serra do Cedro); que responderam uma pesquisa de satisfação ao final da ação.

Para muitos, essa foi uma oportunidade única para conseguirem acesso rápido e fácil, a esses serviços de saúde, que normalmente são oferecidos em locais bem distantes da zona rural.

O lavrador Francisco Ribeiro, tem 55 anos e é morador de Palmares Sul. Ele participou e aprovou a ação:

“Somos muito agradecidos à Ligga por essa chance de poder vir aqui fazer tantos testes e consultas, sendo muito bem atendido, de forma rápida, e com transporte para trazer a gente. Só assim para eu conseguir cuidar da saúde. E fiquei mais feliz ao saber que está tudo bem comigo”, disse o lavrador.

Outra que aproveitou para fazer um check-up de saúde foi a dona Maria das Graças, de 64 anos, moradora da Vila Piabanha:

“Eu precisava mesmo saber como estava de saúde, nunca tinha feito isso e aqui com tudo fácil, eu aproveitei para fazer logo um check up geral. É bom fechar o ano sabendo como estou e o que devo fazer para cuidar melhor da saúde. Fiquei muito satisfeita com essa ação e agradeço à Ligga”, disse dona Maria das Graças.

Para a dona Edileuza da Conceição, de 52 anos, a ação foi importante para medir as taxas, pois ela tem doenças crônicas que precisam de monitoramento regular:

“Eu sofro de diabetes e tenho pressão alta, sei que preciso controlar melhor mas nem sempre consigo sair daqui para me consultar. A Ligga me ajudou muito trazendo essa ação. Vou consultar e saber como estão minhas taxas e o que preciso fazer”, relatou.

Enquanto os pais e familiares se consultavam ou faziam exames, a garotada podia fazer recreação com pintura; além de ter aulas sobre escovação dentária, fazer aplicação de flúor e ganhar kits odontológicos.

Os estudantes Isabele Castro (13); Yaslane Tavares de Souza (10); José Henrique (7 anos) e Silvana Beatriz (10) aprenderam como fazer a escovação correta dos dentes, e assim, garantir sua saúde bucal:

“Eu descobri que fazia tudo errado. Antes, eu escovava os dentes só na parte de fora, e aprendi aqui que é muito importante escovar a parte de dentro; e que tem que escovar a língua. Gostei muito de participar e agora vou cuidar melhor dos meus dentes”, afirmou Silvana Beatriz.

Segundo o coordenador de ações especiais Micael Santos, a SEMSA disponibilizou um total de 20 profissionais com 2 médicos para consultas; além de farmácia básica, coleta de exame PCCU, enfermeiras para testes rápidos e atendimentos gerais.

“Essa parceria da SEMSA com a mineradora Ligga é muito importante para aproximar mais os moradores da zona rural das ações de saúde preventiva. São trabalhadores rurais e donas de casa que não tem como ir até a cidade, pois estão ocupados trabalhando, ou têm dificuldade de transporte mesmo. E muitos nem sabem, mas estão desenvolvendo doenças silenciosas que poderiam ser logo tratadas se detectadas. Por isso esse tipo de ação é fundamental”, relatou Micael Santos.

Lívia Cândice, coordenadora de ações sociais da mineradora explicou que essa ação de saúde integra o programa “Ligga Comunidade” que também oferta serviços de cidadania, além desses de saúde.

“A Ligga tem em seu DNA esse cuidado com as comunidades vizinhas, por isso temos programas como o Ligga Comunidade focado em saúde e cidadania, que integra o programa social da empresa. Agradecemos muito às parcerias com as Secretariais Municipais que nos ajudam a viabilizar essas ações, como a SEMSA nesse caso”, declarou Lívia.

O Gerente de Operações da Ligga em Parauapebas, o geólogo Jairo Leal lembrou que essa foi a segunda ação de saúde promovida pela empresa, sempre com muito sucesso:

“Todas as ações sociais que realizamos são fruto de muito diálogo entre a empresa e as comunidades. Primeiro buscamos ouvir e conhecer as comunidades para identificarmos suas necessidades. E saúde é sempre uma prioridade. No último mês de maio desse ano fizemos a primeira ação de saúde e agora essa segunda, ainda maior. É dessa forma que queremos atua, mantendo um relacionamento bem próximo das comunidades vizinhas e contribuindo para melhorar sua qualidade de vida”, completou Jairo Leal.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário