Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Comunidade do Assentamento Frei Henri recebe apoio da prefeitura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As famílias que residem no Assentamento Frei Henri, em Curionópolis, comemoraram no sábado (11) oito anos de luta e resistência pela terra. A área de 84 alqueires foi destinada para reforma agrária e o INCRA já fez a divisão dos lotes, 121 famílias foram cadastradas e já estão sendo beneficiadas, inclusive, com atendimentos do governo municipal de Curionópolis.

Durante a cerimônia de oito anos de assentamento os moradores agradeceram a gestão pelo apoio dado à comunidade Frei Henri. “É a primeira vez que ocorre um evento com a presença do Executivo e do Legislativo de Curionópolis, aqui em nossa comunidade. Hoje somos vistos pela sociedade como camponeses, como pessoas que produzem. Estamos muito gratos pelas benfeitorias que a prefeitura tem feito aqui, nossas ruas foram abertas e encascalhadas, as vicinais construídas, nossa escola melhorou, a merenda antes era suco de cajá com biscoito, mas agora é completa com o que há de melhor, além disso, vamos receber um poço artesiano”, comemorou Doraci Alves de Melo, representante da comunidade.


“A gestão do Adonei tem sido muito parceira, tem nos dado a assistência necessária. Antes, para conseguirmos alguma coisa, a gente tinha que ocupar a estrada, tinha que ocupar a prefeitura. Para conseguimos essa escolhinha aqui em nossa comunidade, por exemplo, tivemos que ir para o Ministério Público”, detalhou Raimundo Ferreira (conhecido como Neguinho), primeiro dirigente do acampamento.

O prefeito de Curionópolis, Adonei Aguiar, aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos 18 meses de atuação à frente da gestão, “avançamos muito, principalmente na educação, que é um dos pilares que priorizamos. Estamos reconstruindo Curionópolis!”, afirmou o prefeito.

Um poço artesiano foi construído no local, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), para atender a comunidade, a Prefeitura vai equipar com sistema de bombeamento e montar a estrutura elétrica para que abastecer a localidade com água potável.

Durante a cerimônia, Adonei compartilhou com a comunidade uma série de incentivos para contribuir com o fomento da produção rural local, “vamos destinar um trator a esta região, para arar a terra de vocês, vamos providenciar também adubos e sementes, além do apoio técnico que será fornecido pela Secretaria de Produção Rural do município”.

Melhorias para a escola da comunidade Domingos Martins, que é uma extensão das escolas da zona urbana São Benedito e Cantinho do Saber, foram também anunciadas, “vamos trazer mais ventiladores, carteiras novas e fazer alguns ajustes de infraestrutura”, afirmou o prefeito.

Publicidade

Veja
Também