Pesquisar
Close this search box.

Comunidades participam de programação especial no mês do meio ambiente em Parauapebas

Durante mensagem divulgada no dia mundial do meio ambiente, 5/6, o secretário-geral da ONU, António Guterres afirmou: “Nosso mundo está sendo inundado por resíduos plásticos prejudiciais”. O mundo produz mais de 300 milhões de toneladas de plástico todos os anos. “Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas acabam nos oceanos”, informou Guterres. Os números mostram a urgência da questão e a ONU lidera um movimento mundial no combate à degradação pelo resíduo. A campanha Basta de Poluição Plástica conta com a adesão da Vale no reforço ao chamado.

Em Parauapebas, a empresa promoverá extensa programação com cursos, palestras, oficinas e agenda cultural, para sensibilizar a comunidade sobre questões ambientais, como coletiva seletiva e reciclagem.

Confira a programação

Hoje, 8/6, a equipe do Herbário de Carajás realizada curso básico de identificação botânica em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A aula teórica foi realizada no Centro Universitário de Parauapebas, ontem (7/6) e nesta sexta-feira, aula prática acontece no Parque Zoobotânico Vale (PZV).

Domingo é dia de parque. No PZV, na Serra dos Carajás, a partir das 10h, acontece a gincana ecológica com a temática “Basta de Poluição Plástica. A programação contará ainda com apresentação de karatê e Capoeira, representados pela Academia Reigi Dojo e Associação Girão de Artes Marciais; e dança folclórica com os grupos Kuarupinho, do Núcleo Urbano, e Retumbá, de Parauapebas.

A programação segue com ações no Parque Zoobotânico Vale, com visitas guiadas ao espaço e também atividades educativas sobre o uso consciente do plástico. No dia 11/6, os usuários do Centro de Referências em Assistência Social de Curionópolis (CRAS da Paz e CRAS Jardim Panorama) e do CAD Único de Serra Pelada participam das atividades. Nos dias 13 e 15, alunos e professores das escolas municipais Jorge Amado (APA do Igarapé do Gelado), Monteiro Lobato (Vila Paulo Fonteles) e Alegria do Saber (Vila Sanção) participam da programação.

Dias 18 e 20/6, Sedere I e Vila Paulo Fonteles, respectivamente, receberão oficina de reutilização de óleo de soja usado para produção de “Sabão ecológico”. No dia 19/6, na Praça do Rio Verde, a comunidade de Parauapebas participa de programação com jogos interativos. Já no dia 21/6, as atividades acontecerão no bairro Nova Carajás.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário