Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Confira a lista dos aprovados para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena campus Parauapebas

A lista dos aprovados no Processo Seletivo para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena 2022/Programa Forma Pará – Turma Xikrin do Cateté – campus Parauapebas foi divulgada ontem à noite, dia 10, no site da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Confira a lista no endereço <https://www2.uepa.br/prosel/?p=2044>

Ao todo, foram ofertadas 50 vagas para os candidatos do povo Xikrin do Cateté, que vivem em uma comunidade composta por cerca de 1,7 mil índios distribuídos em 14 aldeias a 350 quilômetros de Parauapebas. As provas para o certame foram realizadas na Escola Indígena de Ensino Fundamental Bep Karoti Xikrin, localizada na aldeia Cateté, no final do mês de novembro, em duas etapas presenciais: dias 28 (prova escrita), 29 e 30 (entrevistas).

A matrícula dos novos calouros está prevista para o período de 15 a 17 de dezembro de 2021. Para efetuá-la, o candidato deverá comparecer ao Campus de Parauapebas, munido de originais (para confirmação) e cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Certidão de Nascimento ou Casamento, 01 (uma) foto 3 x 4 recente (colorida), Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição; Histórico Escolar do Ensino Médio, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão de Magistério Indígena e Comprovante de Residência.

Para Katop Ti Xikrin, técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e coordenador local da Uepa, esse curso representa uma grande conquista para o povo xikrin. “É uma oportunidade única que a comunidade xikrin está tendo, de ter esse curso dentro da nossa comunidade. É uma luta antiga nossa, mas o governo municipal tem ouvido nossas necessidades e a Semed tem buscado preparar os nossos professores para que eles, futuramente, assumam a sala de aula”, destaca o coordenador agradecendo o governo municipal e a Semed pela conquista.

O PROCESSO E O CURSO
O processo seletivo está sendo executado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Núcleo de Formação Indígena (Nufi), da Coordenação do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Uepa e da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA).

O curso, de caráter intercultural, tem como objetivo formar professores indígenas, para atuar na Educação Básica com foco em uma das seguintes áreas: Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Natureza e Matemática; Linguagens e Artes.

 

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário