Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Conhecido mundialmente, líder indígena Paulinho Paiakan morre vítima da Covid-19 em Redenção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A nação Kaipó perdeu mais um líder, faleceu na manhã desta quarta-feira (17), Paulinho Paiakan, 70 anos, vítima de Covid-19.

O líder indígena, estava internado, há mais de duas semanas, em uma Unidade de Terapia Intensiva-UTI no Hospital Público Regional de Redenção.  Paiakan , era um dos caciques da Aldeia A-Ukre, localizada no município de Ourilândia do Norte.


De acordo com informações levantadas junto a Desei- de Redenção, o corpo do líder indígena será levado para a Aldeia, onde será sepultado seguindo as tradições da nação Kaipó.

Paiakan , tornou-se um defensor dos direitos indígenas e lutava pela demarcação das terras indígenas. O líder indígena, teve a biografia manchada, devido um fato que se tornou noticia internacional.

Paiakan , foi acusado no ano de 1992, de ter estuprado a jovem estudante Silvia Leticia  Ferreira, que na época tinha 18 anos de idade, com a ajuda da esposa Irekran Caiapó. O crime ocorreu nos dias em que acontecia a conferência da   ECO-92, na cidade do Rio de Janeiro, onde o mundo discutia a questão do Meio Ambiente. O líder indígena chegou a cumprir prisão domiciliar por dois anos na aldeia A-UKRE.

Publicidade

Veja
Também