Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Conselheiros tutelares de Parauapebas participam de audiência pública sobre segurança

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Conselheiros Tutelares de Parauapebas que fazem parte da Associação Estadual dos Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares dos municípios paraenses (ACONEXTEL), participam de uma audiência pública no município de Itupiranga, no sudeste paraense. O assunto em pauta é a segurança da categoria.

“A audiência reúne autoridades da área de segurança, do Poder Judiciário e da Assembleia Legislativa. O objetivo é que o Estado possa ver em que condições as conselhos estão atuando nos quatro cantos do Pará”, informou Carlene Barros, Conselheira Tutelar que integra também o Conselho Fiscal da ACONEXTEL.


Nil Armstrong é outro Conselheiro da cidade que faz parte da associação estadual, para ele o trabalho desenvolvido por esses profissionais oferece muitos riscos e o mau entendimento sobre as atribuições dos conselheiros gera ainda mais insegurança para os profissionais. “As autoridades começaram a distorcer a função do conselheiro tutelar que muitas vezes passa a atuar como órgãos de segurança pública. E essas práticas errôneas até mesmo dos próprios conselheiros, colocam ainda mais o profissional em risco”, relata Nil.

A Associação dos Conselheiros do Estado do Pará intensificou a mobilização desde quando um conselheiro tutelar morreu e outro ficou ferido depois de um ataque ocorrido no dia 11 de janeiro em Itupiranga, na região sudeste do estado. As vítimas foram baleadas no momento em que iam atender uma ocorrência no centro da cidade, e estavam numa motocicleta, o que evidencia a estrutura inadequada para o trabalho.

“É um alerta que queremos dar as autoridades. O que mais precisa acontecer para que o conselheiro tenha condições adequadas de trabalho, tanto em relação da estrutura quanto segurança?”, questiona Nil.

Reportagem: Anne Costa – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também