Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Conselho da Comunidade realiza 1ª reunião de 2014

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os representantes do Conselho da Comunidade de Parauapebas, na tarde de quarta-feira, 2, participaram da 1ª reunião ordinária de 2014, no salão do Júri da Comarca de Parauapebas. O encontro teve como objetivo apresentar os membros da Mesa Diretora, planejar o calendário de 2014 e buscar alternativa para a aquisição de uma sede para conselho.

A mesa diretora do conselho é composta por presidência, secretaria e tesouraria, com quatro representantes em cada parte, sendo dois titulares e dois suplentes. Veja como ficou a composição da mesa. Presidência: Ordem dos Advogados do Brasil– OAB de Parauapebas: Titular – Jakson de Souza; Suplente – Deivid Benasor B. De Oliveira. Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas): Titular – Leudicy de Souza Leão; Suplente – Irenilde Soares Barata. Secretaria: Conselho Regional de Serviço Social (Cress) 1º Região: Titular – Francinete Machado Cruz; Suplente – Sandra Ribeiro Cunha. Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão: Titular – Hipólito do Nascimento Gomes; Suplente – Wendy Coimbra Martins. Tesouraria: Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip): Titular – José Leonardo Pinheiro Campos; Suplente – Nilo Rodrigues Ferreira. Associação Médica de Parauapebas: Titular – Hipólito Constâncio da S. Reis Neto; Suplente – Luís Leite de Oliveira.


Calendário de 2014
Ficou deliberado que as reuniões ordinárias do conselho deverão acontecer todas as primeiras quarta-feiras de cada mês, as 16 horas. Sendo que durante esse encontro será marcada a visita mensal, que uma comissão, realizará nos estabelecimentos carcerários existentes na Comarca de Parauapebas.

Além disso, foi acertado que o planejamento anual e o estatuto será construindo coletivamente via e-mail e aprovado posteriormente em reunião.

Aquisição da sede do conselho
Devido o conselho não ter verbas para aquisição de uma sede próprio, os membros presentes propuseram que uma sala fosse cedida ao Conselho. O presidente da Câmara de Vereadores, Josineto Feitosa (SDD), se propôs a vê a possibilidade de ceder uma sala no prédio do legislativo. “Vou conversar com a mesa diretora. Até sexta-feira darei uma reposta”. Caso essa opção não se concretize, há a possibilidade da cedência de uma sala na Acip.

O que é?
O conselho da comunidade esta previsto na Lei de Execução Penal, nos arts. 80 e 81, da Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 e busca promover a aproximação da comunidade com a prisão e da prisão com a comunidade, para que a sociedade compreenda que a prisão e as pessoas lá detidas integram a mesma sociedade, e não um mundo à parte sobre o qual nada tem a vê. Para isso acompanhar as autoridades nos serviços de verificar as condições carcerárias dos presos, propicia assistência e auxílio na reinserção social das pessoas sem liberdade. Além disso, os Conselhos da Comunidade operam como um mecanismo para que a sociedade civil possa efetivamente atuar nas questões do cárcere, quer para humanizá-lo, quer para que as pessoas que lá estão possam retornar ao convívio social a partir de uma perspectiva mais reintegradora.

Reportagem: Renê Silva

Publicidade

Veja
Também