Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Conselho Municipal de Juventude se reúne com prefeito de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um grupo de jovens representados pela Conselho Municial de Juventude de Parauapebas (COMJUP), Pastoral da Juventude, Movimento dos Atingidos pela Mineração, União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Parauapebas (Umespa), União Nacional de Estudantes (UNE), entre outras entidades, foi recebido na manhã desta quarta-feira (14) no gabinete pelo prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano.

A reunião contou com as presenças, além do prefeito, da secretária municipal de Educação, Juliana Souza; do procurador geral do município, Marcones Santos; e dos vereadores Major da Mactra, Charles Borges e Bruno Soares.


Na pauta, os representantes de órgãos e entidades ligados à juventude e estudantes reivindicaram ao gestor municipal estrutura física (móveis, recursos humanos e veículo) para funcionamento do Conselho Municipal da Juventude; regularização, fortalecimento e gestão do Fundo Municipal de Integração e Protagonismo Juvenil; avaliação das ações da CMJ no semestre; implantação do Programa Cultural Juventude Viva; concessão de meia passagem no transporte público para todos os estudantes do município; apoio ao Projovem Campo Saberes da Terra; e efetivação de convênio para implantação de um campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Parauapebas.

Após ouvir as defesas de cada um dos itens da pauta, o prefeito Valmir Mariano passou a responder aos questionamentos. Com relação à solicitação de estrutura física para o Conselho da Juventude, o gestor informou que a pauta já estava agendada para ser estudada e atendida, inclusive com o uso de tempo parcial de um veículo.

Sobre o Fundo Municipal de Integração e Protagonismo Juvenil, o prefeito esclareceu que a Procuradoria Geral do Município está resolvendo a situação, com regulação, gestão e ordenação do fundo. Já sobre o funcionamento do Programa Juventude Viva, Valmir Mariano respondeu que convênios desta natureza foram suspensos temporariamente para passarem por análises.

A respeito da reivindicação de meia passagem para estudantes de todos os níveis em Parauapebas, o prefeito Valmir Mariano respondeu que acabou de enviar à Câmara Municipal projeto de lei para regulamentar o transporte público na cidade, dentre este a concessão de meia passagem estudantil.

Por último, o chefe do Executivo municipal assegurou que o tema celebração de convênio da prefeitura com a UFPA, para cessão das instalações do Centro Universitário de Parauapebas para transformar-se em pólo, encontra-se a cargo da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Procuradoria Geral do Município.

Reportagem: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza

 

Publicidade

Veja
Também