Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Corpo do pioneiro “Valdir da Usina” é velado na Câmara Municipal de Parauapebas

Familiares e amigos de Valdir Antônio Pereira, conhecido como “Valdir da Usina”, pioneiro de Parauapebas que infelizmente morreu neste domingo (27), estão dando o último adeus através de velório que acontece nesta segunda-feira (28) na Câmara Municipal de Parauapebas.

Com 69 anos de idade, de acordo com informações chegadas ao Portal Pebinha de Açúcar, “Valdir da Usina” não resistiu a uma parada cardíaca e acabou morrendo. O pioneiro de Parauapebas estava há vários dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por complicações em uma ulcera que acabou estourando, afetando os rins.

Trajetória

“Valdir da Usina” é natural de Sacramentos (MG) e chegou à região que se tornaria Parauapebas em 1983, depois de ter trabalhado na construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Aqui ele se tornou um empreendedor e criou sua primeira usina de beneficiamento de arroz, no Bairro Rio Verde, passando a ser conhecido como “Valdir da Usina”.

Na época, Parauapebas vivia tempos de intensas discussões acerca de sua emancipação política. Nesse contexto, Valdir criou a Associação de Moradores de Parauapebas, um instrumento de luta para o município que surgia.

Ele ingressou na política na primeira eleição municipal realizada em Parauapebas, no ano de 1988, concorrendo a uma vaga para vereador. Não foi eleito, mas ficou como suplente e posteriormente assumiu o mandato, ocupando a vaga de João Prudêncio de Brito, após a morte deste. Nos pleitos seguintes, foi eleito por mais três vezes, tendo o esporte local como sua principal bandeira.

“Valdir da Usina” foi responsável pela criação da Liga Esportiva e construção de sua sede. Titulou para a entidade a área onde posteriormente seria construído o Estádio Rosenão, registrou 12 clubes de futebol, construiu campos de futebol nas vilas Palmares I, Cedere I e Paulo Fonteles. Também criou a escolinha de futebol, para formação de atletas.

O ex-vereador teve atuação reconhecida ainda em políticas voltadas para a juventude, apoiando a criação de grêmios estudantis e de quadrilhas juninas.

“Valdir da Usina” deixou a política em 2004.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário