Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

COVID-19: Secretaria de Saúde de Parauapebas começa a realizar testes rápidos nesta terça-feira (31)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A ideia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é identificar e isolar os doentes, como fizeram países como Coréia do Sul e Cingapura

O secretário municipal de Saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras, informou ao Portal Pebinha de Açúcar que na tarde desta terça-feira (31), o município irá iniciar testes rápidos em pessoas suspeitas de ter contraído o novo coronavírus (Covid-19).


Laranjeiras alertou que existirá um critério estabelecido para os testes rápidos comprados pela Prefeitura Municipal de Parauapebas serem feitos em pessoas suspeitas de estarem contaminadas pelo coronavírus, para evitar que possam ser usados de forma errada e posteriormente o produto ser descartado. “Teremos um critério adotado por profissionais de saúde para que os testes possam ser aproveitados da forma correta e nos dê 100% de precisão”, relatou o secretário de Saúde.

Com a compra, o município de Parauapebas é um dos poucos em todo o Brasil que passa a usar a tecnologia para confirmar ou descartar se os pacientes estão contaminados pelo coronavírus. “Atendemos a determinação de nosso prefeito Darci Lermen e vamos começar a usar os testes com o objetivo de enfrentar essa pandemia e deixar a nossa população mais tranquila”, disse Laranjeiras.

Sobre a compra

A Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Contrato de número 20200152, de origem de dispensa de licitação 7/2020-001Semsa, contratou a empresa Methabio Farmacêutica do Brasil com o objetivo de aquisição emergencial de testes rápidos, através da metodologia de imunocromatografia, destinado a detecção qualitativa específica de IgG e IgM do Covid-19, podendo ser utilizado em amostras de sangue total, soro e plasma com resultados em até 15 minutos, para atender a demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas.

 

O valor total da compra foi de R$ 130 mil e a vigência do contrato é de 27 de março a 23 de setembro de 2020.

Mais testes 

A mineradora Vale anunciou recentemente que fechou a compra de 5 milhões de kits de testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19) para ajudar o Governo brasileiro no combate à disseminação da doença no país.

Os testes, que permitem ter um resultado em apenas 15 minutos, foram comprados na China e já começaram a ser entregues ao Governo brasileiro.

Publicidade

Veja
Também