Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

CPF passará a ser emitido gratuitamente em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Trata-se de parceria entre os governos municipal e federal, trazendo benefícios para o cidadão carente que economizará R$ 7,00 com a dispensa do pagamento na execução do serviço antes feita nas agências dos Correios.

De acordo com Denis Assunção, Coordenador do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), departamento ligado a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI), o processo já saiu da Procuradoria Geral do Município e agora só aguarda que os Correios gerem o contrato para que a prestação do serviço possa ser executada pelo município, devendo estar liberado no máximo até o início de novembro, a partir de quando passarão a ser emitidos gratuitamente, por mês, 300 Cadastros de Pessoa Física (CPF).


“Esse valor pode parecer insignificante para alguns, mas, para muitos é um valor significante. Assim, nosso objetivo é garantir esse direito às pessoas menos favorecidas financeiramente”, mensura Denis Assunção, detalhando que o interessado em acessar o serviço passará por consulta com uma Assistente Social disponível no SAC para fazer o levantamento sócio econômico das pessoas.

Entre as outras novidades implantadas pelo SAC, está a entrega do RG (Carteira de Identidade) e CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) no mesmo dia em que são emitidos. A Carteira de Trabalho, por exemplo, é impressa no município, e já conta com foto digital, tirada no momento em que é emitida, sem custo para o cidadão; e, de acordo com números do SAC, só em setembro foram emitidas e entregues cerca de 2.600 novas carteiras. O aumento no número da procura pelo documento justifica o crescimento na oferta de empregos em Parauapebas.

Já a carteira de identidade continua com foto impressa, mas, também tem agilidade na entrega; devendo, no próximo ano ser implantado o RG Unificado. A nova versão mais completa do RG permite incluir dados de até 12 outros documentos, além de apresentar um QR Code (espécie de código de barras) para garantir sua autenticidade. Com o novo modelo, brasileiros podem ter em só um documento os dados da carteira de trabalho, carteira de motorista, título de eleitor, Cadastro Nacional de Saúde, entre outros.

O alistamento militar continua disponível no SAC, onde comparecem pelo menos 500 pessoas em busca de fazer o alistamento militar ou resolver outras pendências existentes.

Outra novidade oferecida no SAC é o SEGURO WEB, nele as pessoas podem dar entrada no Seguro Desemprego, fazendo ali todo o trâmite e depois recebendo o valor em agências bancárias, lotéricas, postos de atendimento eletrônico ou salas de auto-atendimento.

Publicidade

Veja
Também