Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Crédito consignado pode comprometer até 40% da renda de beneficiários

Atualmente uma medida polêmica foi aprovada pela Câmara, o aumento do limite do crédito consignado, descontado direto da folha salarial ou do benefício da Previdência Social. Conforme a proposta aprovada, o empréstimo poderá comprometer até 40% da renda mensal.

Ocorre que com o comprometimento da renda, nesses quadros, podem envolver em um segundo momento, até a sobrevivência nos meses posteriores aos descontos permitidos diretamente na folha de pagamento.

De acordo com informações do Dr Willi Fernandes, diretor jurídico do CEPAASP – Centro Paulista de Apoio aos Aposentados e Servidores Públicos, é de extremo interesse das instituições bancárias incentivarem este tipo de empréstimo, ainda mais num momento que o nível de desemprego cresce em nosso país. “Com isto só tende a aumentar o número de inadimplentes no mercado, mas quem perderá certamente serão os trabalhadores, que irão se submeter a juros que caminham acima da inflação” alerta.

Antes de decidir por este tipo de contratação de empréstimo, é preciso tomar algumas cautelas, como por exemplo, ter cópia do contrato devidamente assinada pela instituição bancária, analisar se os juros praticados estão dentro do limite legal, e realizar um planejamento das contas e despesas fixas em casa.

“A única vantagem que percebo é que se terá um crédito muito rápido e instantâneo, mas o preço disso será que no mês seguinte a renda familiar estará ainda mais comprometida, pois as necessidades de uma família não diminuem por causa de um empréstimo, e a renda disponível após a contratação de um consignado será ainda menor” avaliou o Dr. Willi Fernandes.

Vale ressaltar, que é preciso, também, ter cuidados ao fazer o empréstimo consignado para terceiros, parentes e/ou amigos. Nesse caso, trata-se de uma questão, delicada, pois dependerá do critério utilizado por cada um, pois caso este terceiro não pague o empréstimo, será o aposentado ou pensionista que será o responsável pelo pagamento.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário