Publicidade

Crédito de R$ 1 milhão deve duplicar produção de leite e renda em Canaã dos Carajás

Até julho, sete pecuaristas de Canaã dos Carajás, na Região Carajás, devem receber, via projetos do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) com parceria do Banco da Amazônia, um total de R$ 1 milhão de crédito da linha “Mais Alimentos” do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O crédito vai melhorar a qualidade genética dos rebanhos e a infraestrutura das propriedades.

As famílias beneficiadas criam gado há mais de 30 anos, mas essa será a primeira vez que terão a oportunidade de injetar recursos por meio de política pública. Como exemplo disso, a aquisição de matrizes de gado melhores, entre eles o girolando e touros tabapuã, além de reforma de pastagens e cercas de arame liso, a expectativa é que, em um ano, a produção de leite no mínimo duplique – dos atuais cinco a seis litros diários para em torno de 10 litros.


O processo todo tem afinidade com o projeto Procampo, pelo qual a Emater e Prefeitura, entre outras instituições, estimulam o desenvolvimento rural sustentável do município e a restauração da bacia leitura regional em um contexto de pólo minerário, robustecendo várias frentes de municípios vizinhos, como laticínios, fornecedores de matrizes e reprodutores e consumidores finais.

“Essa é uma transformação não só da produção e da dinâmica da sociedade, mas da autoestima e do progresso dos agricultores: eles se transformam sobretudo como empreendedores”, disse o engenheiro ambiental da Emater, Matheus Souza.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu