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Criação da Rodovia TransCarajás será proposta na Câmara Federal

É graças à iniciativa do Deputado Federal José Priante, que as regiões sul e sudeste do Pará passarão a ter melhor integração com as demais regiões do país.
Isso será possível com a aprovação do Projeto de Lei que tem por objetivo incluir no Plano Nacional de Viação a Rodovia TransCarajás, que representa importante eixo rodoviário estruturante entre a rodovia BR-153, na região de Araguaína, no Estado do Tocantins, passando pelo município de Canaã dos Carajás, no Pará, e finalizando em Parauapebas, região onde se situa o Complexo Minerador de Carajás.

Assim a nova rodovia, parte no estado do Tocantins e outra no Pará, terá uma extensão de 286 quilômetros, a iniciar no entroncamento com a BR-153, em Araguaína, passando por Santa Fé do Araguaia, Canaã dos Carajás, chegando a Parauapebas; ficando assim denominada como TransCarajás.

Em sua justificativa, o deputado José Priante, define que a rodovia proposta integrará o norte do Tocantins por meio de uma ligação transversal com a região da rodovia BR-158 no Pará, bem como com a Estrada de Ferro Carajás; ligando a parte sul e sudeste do Pará e o norte do Tocantins, garantindo conexão com os principais corredores de exportação paraense e tocantinense, além de assegurar boas condições de integração viária para essa parte da região centro- norte do Brasil, que está crescendo de forma acelerada e precisa de infraestrutura adequada. “A TransCarajás promoverá a disponibilização de via de transporte para fluxo de bens e pessoas de forma rápida, segura, econômica e confortável, reduzindo significativamente as distâncias atualmente necessárias para ligar os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas à rodovia BR-153 e, consequentemente, às regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste”, vislumbra Priante, dando ainda por importante o fato de que a rodovia TransCarajás contribuirá para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural de significativa região dos estados do Pará e Tocantins, interligando comunidades que, embora estejam geograficamente próximas, acabam se distanciando em razão da ausência de vias de transporte adequadas para promover o progresso em bases condizentes com os desafios atuais. Também proporcionará o escoamento da produção de alimentos e a potencialização das indústrias mineradoras e também do turismo alicerçado nas belezas naturais, propiciando o desenvolvimento pleno do potencial econômico da região.

O deputado acredita na aprovação e viabilização de sua proposta a ponte de ser criada a rodovia através de Decreto, já que em sua visão a rodovia proposta atende os critérios para inclusão de nova rodovia de ligação no Plano Nacional de Viação, na medida em que possibilita a integração de rodovias federais existentes – BR-153 e BR-158 – com o Complexo Minerador de Carajás, de importância estratégica para o País.

 

A ação é aguardada pelos prefeitos dos municípios de Parauapebas, Darci Lermen, e de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, respectivamente, que foram propulsores do projeto tendo pedido ao deputado que articule junto ao Governo Federal que viabilize tal obra que, na opinião de Jeová Andrade, será um grande avanço para esta região. “Deixaremos de ser uma região ‘isolada’ e passaremos a acessar e sermos acessados com mais facilidade”, planeja Jeová Andrade, mensurando que a produção que é gerada na região justifica a criação e execução da citada obra.

Para Darci Lermen, trata-se de uma via indispensável e que mudará significativamente o posicionamento das regiões sul e sudeste do Pará no cenário nacional. “Será uma obra de grande valia. Ganha o Pará e ganha o resto do país que passará a ter este importante corredor, elo de ligação, entre esta região tão importante para economia nacional”, conclui Darci.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

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