Durante dois meses, os professores da rede pública municipal de ensino, em Curionópolis, realizaram diversas atividades com os alunos a respeito da Consciência Negra, o resultado dos trabalhos e apresentações foram expostos na última segunda-feira (20), em todas as escolas da rede.
O prefeito Adonei Aguiar (DEM) e a secretária de Educação Lêda Viveiros prestigiaram a programação da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rodrigues e assistiram as apresentações do grupo de capoeira Dandara Bambula e também de alunos. “Temos que vencer a discriminação, todos somos seres humanos”, destacou o prefeito que aproveitou o evento para informar que no próximo ano todos os alunos da rede pública municipal de educação receberão uniforme completo da prefeitura.
“Elaboramos um projeto coletivo neste último bimestre sobre a Consciência Negra, e o tema foi trabalhado em todas as escolas, encabeçado pela disciplina de artes, portanto, foi trabalhado com os alunos, música, teatro, desenho e pinturas, mas sempre dialogando com outras disciplinas como história e português”, informou a titular da Secretaria Municipal de Educação, Lêda Viveiros.
O professor do 3º ano, Rogério Meireles, que é pedagogo, trabalhou com a sua turma uma encenação teatral do clássico Menina Bonita do Laço de Fita, e destacou algumas atividades desenvolvidas ao longo do projeto, “trabalhamos a história dos heróis negros, como Zumbi do Palmares, a culinária africana, fizemos roda de conversa sobre pré-conceito e discriminação e sobre a variedade de raças”.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra no Brasil é comemorado, sempre em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data virou feriado no Brasil, embora não seja adotado em todos os locais – é feriado em 1.047 municípios brasileiros.
No entanto, o Dia da Consciência Negra não celebra simplesmente a consciência afro-brasileira, que comemora 46 anos neste ano, mas relembra o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder da República dos Palmares – também conhecida como Quilombo dos Palmares – no dia 20 de novembro de 1695.
No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço e respeito pela cultura afro-brasileira.