Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cultura na Praça lança mostra de cinema on-line com filmes produzidos no Pará e Maranhão

Nesta quarta-feira, 19 de abril, o Cultura na Praça lançará uma mostra de cinema virtual com os curtas-metragens criados durante as oficinas gratuitas de cinema promovidas pela quarta edição do projeto, que é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Cinco desses filmes foram roteirizados, gravados e montados por moradores dos municípios paraenses: Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Parauapebas.

As obras “Inhõbikwa”, “A continuação de um sonho”, “O diário de Hannah”, “Histórias que inspiram” e “Nossa música” foram lançadas recentemente em sessões presenciais nos municípios onde foram criadas. Agora, elas poderão ser vistas por qualquer pessoa, gratuitamente, e de qualquer lugar com acesso a internet.

Os filmes serão disponibilizados para o público no Cine Babaçu, a sala de cinema virtual do projeto que pode ser acessada pelo endereço www.culturanapraca.art.br. Além dos filmes paraenses, o Cine Babaçu também trará os cinco curtas-metragens inéditos produzidos no Maranhão. Assim, as dez novas produções se juntarão às 25 obras feitas nas edições passadas do projeto, disponíveis na plataforma virtual.

Segundo o coordenador do projeto, Cris Azzi, os novos filmes são retratos dos encontros que ocorrem nas oficinas. “Quem acessar a sala de cinema virtual do Cultura na Praça vai encontrar filmes muito diversos. Temos documentário, filmes em que a música está na centralidade da história, filme de terror e filme sobre o encontro de culturas. Essas produções são muito plurais e diferentes entre si, mas têm uma coisa em comum: elas conversam com as nossas emoções”, adianta o cineasta.

O cinema como lugar de reflexão

Em cada lugar por onde passou, o Cultura na Praça proporcionou uma experiência de imersão no mundo do cinema. Primeiro, na parte técnica, ensinando sobre cada etapa da produção audiovisual, desde o roteiro, passando pela fotografia e captação de imagem e som. Depois, incentivando os participantes a colocarem esse aprendizado em prática e a se expressarem por meio das ferramentas oferecidas pelo cinema.

Foi assim que surgiram os roteiros dos dez filmes que vão estrear no Cine Babaçu nesta quarta-feira, 19. Um deles é “O diário de Hannah”, que foi produzido durante a oficina ministrada para adolescentes e jovens de Serra Pelada, distrito de Curionópolis.

Gabriel Vieira Santos, de 17 anos, fez parte da turma e comenta como foi a experiência. “Nesse roteiro, abordamos um tema delicado. Falamos sobre violências e abusos, compreendendo também as sutilezas que envolvem as situações. Isso gerou um grande desafio para sabermos como dar um ritmo ao filme e ‘prender’ o espectador. Acredito que fizemos um excelente trabalho. Criamos um filme que fala de um tema difícil, com um bom ritmo, um roteiro flexível, bons personagens, uma trama envolvente e uma ótima captura de imagem”, comenta Gabriel.

O que é o projeto

Criado pela Vivas Esporte Cultura em 2017 e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 26 mil quilômetros pelo interior do Pará e do Maranhão, alcançando mais de 42 mil pessoas. O projeto busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios beneficiados. Ele conta com o apoio do Centro Cultural Tatajuba e é realizado pela Vivas Cultura e Esporte, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário