Resultado histórico – o município de Curionópolis foi destaque no Pará, e em especial na Região de Carajás, por alcançar a maior nota nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2023. Ultrapassou as grandes cidades da região, como Parauapebas, Marabá e Canaã.
Os resultados são fruto dos investimentos da Prefeitura Municipal, voltados para a melhoria da infraestrutura. Só nos últimos três anos foram construídas 11 novas escolas, além disso o município conta com salas exclusivas de recomposição das aprendizagens, onde os alunos que estão com mais dificuldades são atendimentos no horário contrário para garantir que os mesmos acompanhem o desenvolvimento das turmas regulares.
Curionópolis tem sido destaque nos anos inicias e finais do Ensino Fundamental por garantir formação continuada com os professores, realizando simulados internos e intensificando a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos com merenda de qualidade e dando total apoio aos professores, funcionários e comunidade.
O município tem 6.500 alunos, distribuídos em 20 escolas, sendo quatro delas em Serra Pelada, e outras três de zona rural.
IDEB
O Ideb, criado em 2007, reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos equitativamente vitais para a educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O cálculo e a divulgação são feitos a cada 2 anos pelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.
Maior da região
O resultado do Ideb de Curionópolis para os chamados anos iniciais (avaliação feita com o 5º ano) foi de 5,7, ficando à frente de Marabá (5,4), Parauapebas (5,2), Canaã (5,2) e Eldorado do Carajás (5,1).
Já quando avaliados os anos finais (avaliação feita com o 9º ano), Curionópolis também teve a melhor nota, acima dos demais municípios de Carajás, com 5,0. As notas dos demais foram: Marabá (4,6), Parauapebas (4,5), Canaã (4,4) e Eldorado do Carajás (4,3).
“Estamos a cada dia melhorando a qualidade da educação de Curionópolis, com políticas públicas que valorizam os professores, fortalecendo os diversos envolvidos e transformando a vida das pessoas através da educação e tudo isso graças à atual gestão do Município”, declarou a secretária de Educação, Gerlane Pereira de Lima Santos.