Curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas chega ao fim em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Encerrou na última sexta-feira, 8, na trilha Maria Bonita, o curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas. A capacitação foi ofertada pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), Corpo de Bombeiros, ICMbio, Instituto Iderflor-bio e Sebrae. Desde o dia 27 de setembro, mais de 30 alunos participaram de aulas teóricas e práticas sobre como conduzir bem e com segurança os munícipes e turistas nos atrativos locais.

O turismólogo e técnico de planejamento de gestão e turismo da Setur, Deoclécio Junior, foi responsável pelo módulo II do curso. “Trabalhamos além das questões de conceitos básicos do turismo, para que os alunos saibam que o turismo não se faz só com atrações turísticas, se faz também com a prestação de serviços de qualidade. Isso vai fazer com que Parauapebas seja um município muito mais competitivo e por meio dessa competitividade, agregue valor ao que a gente entende como produto turístico”.


O coordenador de políticas públicas da Setur, Evandro Neves, ressaltou a importância da parceria entre o município e o Estado. “Estamos fortalecendo essa parceria com mais esse curso. Parauapebas tem uma potencialidade por conta da Floresta de Carajás. O ministério de turismo, devido a pandemia, está trabalhando cada vez mais o turismo de natureza e Parauapebas é rica nesse seguimento. O curso otimiza também o empreendedorismo. O aluno, além de ser um condutor, ele pode e deve se transformar em um Micro Empreendedor Individual”.

Valdivino Santos conta como foi concluir o curso após colocar em prática as aulas teóricas. “Foi uma experiência muito produtiva. Tivemos a oportunidade de exercitar o que aprendemos na teoria. Uma excelente iniciativa, porque além de podermos conduzir os turistas no nosso maior minério, que é o ecoturismo, todos que participaram desse treinamento estão habilitados a prestar os primeiros socorros de emergência em seu meio de vida, em sua comunidade e onde estiverem”.

“É um momento importante para a formação dos condutores de turismo em Parauapebas”, avaliou Celso Valério, secretário-adjunto da Semtur. “Esse curso permite que os novos condutores tenham sentimento e conhecimento pela nossa Floresta Nacional de Carajás e por meio disso recepcionem os munícipes e turistas de Parauapebas da melhor forma”.

 

veja também