Curso de lapidação de pedras preciosas continua com inscrições abertas em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Fotos: Chico Souza

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), em parceria com a Associação dos Moradores da Agrovila Palmares Sul (Amapals), está ofertando o curso de lapidação de pedras preciosas. A proposta visa fomentar um novo nicho de mercado no município: a comercialização de pedras lapidadas.

A mineração é o principal motor da economia de Parauapebas, a partir do minério de ferro. No entanto, a cidade é rica em outras vertentes minerais, como as pedras preciosas retiradas e encaminhadas para fora do município.


“Por isso, a proposta da Seden é fomentar a comercialização desse material, instituindo políticas públicas sólidas para que uma outra vertente econômica dentro da mineração seja desenvolvida. Para isso, a formação de mão-de-obra é imprescindível”, afirma Raimundo Matias, diretor de Desenvolvimento da Seden.

A cidade já possui jazidas de pedras como ametista e quartzo, sendo a principal jazida no Garimpo das Pedras, localizado dentro do território de Marabá, mas que utiliza todos os recursos e aparelhos públicos de Parauapebas. Hoje, a mão de obra para a lapidação é escassa e as pedras são vendidas na forma bruta, sem valor agregado.

De acordo com o presidente da Amapals, Edinaldo Gonçalves, a formação de lapidários tem a finalidade de contribuir para a criação de uma nova matriz econômica e deve render bons frutos, uma vez que a prefeitura já tem um projeto para a implantação de um polo de gemas e joias na cidade.

O curso de lapidação de pedras preciosas vai formar, neste primeiro momento, 60 lapidários que vão aprender todo o processo, desde o corte das pedras até a criação de joias.

Serviço: As inscrições para o curso continuam abertas e podem ser feitas pelos telefones (94) 99117-1750 e 3356-0908 ou ainda na sede da Amapals, na avenida Tancredo Neves , quadra 50, lote 02, Palmares Sul.

Publicidade

veja também