Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Curso de lapidação de pedras preciosas continua com inscrições abertas em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Fotos: Chico Souza

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), em parceria com a Associação dos Moradores da Agrovila Palmares Sul (Amapals), está ofertando o curso de lapidação de pedras preciosas. A proposta visa fomentar um novo nicho de mercado no município: a comercialização de pedras lapidadas.

A mineração é o principal motor da economia de Parauapebas, a partir do minério de ferro. No entanto, a cidade é rica em outras vertentes minerais, como as pedras preciosas retiradas e encaminhadas para fora do município.


“Por isso, a proposta da Seden é fomentar a comercialização desse material, instituindo políticas públicas sólidas para que uma outra vertente econômica dentro da mineração seja desenvolvida. Para isso, a formação de mão-de-obra é imprescindível”, afirma Raimundo Matias, diretor de Desenvolvimento da Seden.

A cidade já possui jazidas de pedras como ametista e quartzo, sendo a principal jazida no Garimpo das Pedras, localizado dentro do território de Marabá, mas que utiliza todos os recursos e aparelhos públicos de Parauapebas. Hoje, a mão de obra para a lapidação é escassa e as pedras são vendidas na forma bruta, sem valor agregado.

De acordo com o presidente da Amapals, Edinaldo Gonçalves, a formação de lapidários tem a finalidade de contribuir para a criação de uma nova matriz econômica e deve render bons frutos, uma vez que a prefeitura já tem um projeto para a implantação de um polo de gemas e joias na cidade.

O curso de lapidação de pedras preciosas vai formar, neste primeiro momento, 60 lapidários que vão aprender todo o processo, desde o corte das pedras até a criação de joias.

Serviço: As inscrições para o curso continuam abertas e podem ser feitas pelos telefones (94) 99117-1750 e 3356-0908 ou ainda na sede da Amapals, na avenida Tancredo Neves , quadra 50, lote 02, Palmares Sul.

Publicidade

Veja
Também