Parauapebas, aparece com equilíbrio na redução no número de roubos (ato de subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou após havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência).
Os dados apresentados, são divulgados no site da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), através da Consulta de Dados Estatísticos Criminais (CODEC). Conforme os dados, a “Capital do Minério” apresentou uma redução expressiva de 47% nos crimes de roubos em 2023, comparando janeiro a outubro de 2022, ao mesmo período de 2023.
De janeiro a outubro de 2022, o município registrou 2.099 ocorrências de roubo, enquanto o mesmo período em 2023, Parauapebas registrou 1.111 ocorrências, uma redução de pouco mais de 47%, ou seja, 988 ocorrências a menos em 2023.
Os dados foram coletados a partir de boletins de ocorrência registrados na delegacia de polícia civil. Os dados que constam no sistema, foram atualizados até o dia 31 de outubro de 2023.
ESTADO DO PARÁ
O Governo do Pará segue intensificando a redução dos indicadores de criminalidade por todo o Estado. Dados divulgados nesta segunda-feira (04) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) revelam que houve redução de 48,4% nos números de roubos durante o período acumulado de 2023 em comparação ao ano de 2019, primeiro ano da atual gestão.
Em números absolutos, de janeiro a novembro deste ano, o Estado do Pará fechou com 40.923 casos de roubos no geral, número este que representa 38.436 ocorrências a menos no comparativo do mesmo período de 2019, que contabilizou 79.359. Os dados são compilados, mensalmente, pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceac) da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), órgão vinculado à Segup.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Ualame Machado, os crimes patrimoniais estão sendo combatidos fortemente pelo Estado, o que tem refletido nas reduções.
“O Pará tem presenciado nos últimos anos recorrentes reduções destes indicadores e isso é reflexo do trabalho executado de forma séria, principalmente nos crimes patrimoniais. Reforçamos o policiamento nas ruas, inclusive com abertura do maior concurso da Polícia Militar, que está com um concurso público em andamento, ofertando mais de 4 mil vagas, que reforçará a segurança em regiões do Pará”, destacou o chefe da pasta.
Se comparado com o mesmo período de 2022, o Pará, até novembro 2023, registra queda de 20%. O número de ocorrências diminuiu 10.118 em números absolutos entre 2023 e 2022. Ualame destaca que esta queda é resultado de um maior investimento nas forças de segurança de modo geral.
“O Estado entregou novas viaturas, armamento, base fluvial, coletes balísticos, lanchas blindadas, mas também aperfeiçoou a tropa e abriu novos concursos públicos para aumento de efetivo. Além de muito mais que a sociedade paraense pode esperar para garantir a paz social de todos”, garantiu.
Reportagem: Leonardo Chavez, com informações da Agência Pará