Pesquisar
Close this search box.

DE VOLTA! Escola Municipal de Música Waldemar Henrique abre inscrições para novos alunos

A Secretaria de Cultura, por meio da Escola Municipal de Música Waldemar Henrique (Emmus), está com inscrições abertas até sexta-feira, dia 16, para novas vagas nos cursos de musicalização infantil, iniciação e formação musical com habilitação em violão popular, guitarra, contrabaixo elétrico, bateria, teclado, piano, violino, trompete, clarinete e canto.

Candidatos de 8 a 18 anos têm a chance de usar a música, ainda este ano, para expressar sua arte e talentos. Foram disponibilizadas mais 249 vagas para alunos nos cursos de violão popular, guitarra, contrabaixo elétrico, bateria, teclado, piano, violino, trompete, clarinete e canto na EMMUS.

Marcos Henrique Souza, 13 anos, aluno do curso de saxofone, disse que no começo, tudo era novo e um pouco difícil, mas os professores sempre foram muito pacientes. Eles ensinaram o passo a passo, e Marcos aprendeu a tocar e a entender o que é fazer música de verdade.

“Eu não sabia nada de música, nem sabia o que era uma partitura ou como segurar um instrumento. Mas eu sempre gostei do som do saxofone, e foi por isso que escolhi esse curso. Hoje, eu já toco em eventos da escola e também na minha igreja. Isso me deixa muito feliz e orgulhoso, porque eu vejo o quanto eu melhorei. A música me ajudou a ter mais disciplina, a confiar em mim mesmo e a fazer novas amizades. Sou muito grato por fazer parte da EMMUS, aqui eu descobri um talento que eu nem sabia que tinha e quero continuar aprendendo cada vez mais!”, confessa Marcos Henrique.

A instituição oferece cursos totalmente gratuitos que vêm transformando a vida de jovens artistas parauapebenses desde 2011, quando foi criada para oferecer aulas de música, conhecimentos básicos sobre linguagem musical e estimular a atuação profissional.

Lucas de Almeida, ex-aluno, professor e atualmente diretor, conta que a escola foi seu ponto de partida, e, graças ao conhecimento recebido, em 2014 ele passou a compor o quadro de professores, função que desempenhou por 10 anos. Ele considera um privilégio contribuir com a formação de muitos alunos.

“A minha história com a Escola de Música Maestro Waldemar Henrique é, sem dúvida, uma das experiências mais marcantes da minha vida. Eu cheguei aqui como aluno, aos 17 anos, ao ser aprovado no processo seletivo. Naquele momento, tudo era novidade: aprendi a ler partitura, a compreender o universo musical de forma técnica e, principalmente, tive a oportunidade de aprender a tocar um instrumento. Hoje, com imenso orgulho e gratidão, assumo a direção desta instituição que tanto me formou, não só como músico, mas como cidadão. É emocionante olhar para trás e lembrar de cada fase, cada conquista, cada aluno que passou por essas salas e saiu daqui transformado pela música”, celebra Lucas.

Se essas histórias te tocaram, não perde tempo! Faça sua inscrição em um dos cursos da EMMUS até sexta-feira, dia 16, exclusivamente no site oficial da escola.

A gente se vê por aí, nos palcos de Parauapebas, do Brasil e do mundo.

O Edital completo do Processo Seletivo 2025 está disponível aqui para que você não perca nenhum detalhe.

Reportagem: Andréa Reis | ASCOM/PMP

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário