Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Degustação encerra parte prática do Projeto de Avicultura em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Projeto de Avicultura, desenvolvido pela aluna Janaína Luz, do curso de Zootecnia, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em parceria com a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), teve sua parte prática finalizada na última quarta-feira (17), no restaurante Dona Flor.

Com o título “Perfil bioquímico e qualidade de carne de frango de crescimento lento sob níveis de inclusão de torta de palmiste (dendê)”, o projeto visa incluir alimentos alternativos na dieta do frango de corte, objetivando a redução do custo de produção.


Vinte provadores participaram da pesquisa, degustando amostras de carne dos frangos utilizados no projeto, os quais foram alimentados durante 84 dias com quatro dietas diferentes: a primeira, sem a inclusão da torta de dendê; e as outras três com a inclusão, em níveis crescentes, da torta, atingindo o percentual de até 25%. “Buscamos, com a análise sensorial, identificar se a carne sofreu algum tipo de alteração”, explica Janaína Luz.

Durante a análise sensorial, o engenheiro agrônomo Ozeas Matos percebeu diferença na carne. “A carne estava mais macia e saborosa nos últimos cubos que degustei”, afirma. Apesar de o engenheiro agrônomo ter detectado variações no sabor e na maciez da carne, somente através da análise sistemática dos formulários aplicados durante a pesquisa é que a aluna apresentará o resultado final.

Segundo o secretário municipal de Produção Rural, Horácio Martins, que também participou da degustação, o resultado da pesquisa deverá ser divulgado aos produtores rurais do município. “Assim que a pesquisa estiver concluída, é de extrema importância que ela chegue ao conhecimento dos produtores, pois, com a utilização de uma ração de baixo custo, os produtores poderão investir mais na produção e aumentar sua renda”, relata o secretário.

Reportagem e Foto: Messânia Cardoso

Publicidade

Veja
Também