Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Departamento de Trânsito autua motoristas que usam kadron para deixar veículos barulhentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Prefeitura de Parauapebas iniciou no último sábado, 8, a Operação Kadron, voltada para condutores que estiverem com adulteração no escapamento de seus veículos e que emitem sons acima do permitido pela legislação de trânsito do município.

A ação é conduzida pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) com o apoio da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), órgãos ligados à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).


Segundo o DMTT, o uso do acessório kadron tem se tornado cada vez mais comum em Parauapebas, apesar de ser considerada infração grave, conforme o artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A prática, além de incomodar o sossego alheio, é nociva à audição, pois pode causar alterações na estrutura interna dos ouvidos e também emitir mais gás carbônico na atmosfera.

“O ruído emitido pelos escapamentos de veículos, como carros ou motocicletas, afeta o bem-estar e a saúde da população. Diante disso, o DMTT está trabalhando com ações preventivas de educação como também repressivas, fazendo a retenção do veículo no local. Isso tudo em benefício da nossa sociedade”, explica Raphael Pinheiro, coordenador do DMTT.

Na primeira ação, foram feitas 37 autuações em dois dias de operação – no sábado e no domingo -, que contou com a participação de agentes dos grupamentos com motos da GMP e do DMTT, que receberam treinamento no Curso de Motopatrulheiro realizado pela Semsi no último mês de julho, após a entrega de 16 motos para os órgãos.

A Operação Kadron irá até o final deste mês e será realizada nos fins de semana em pontos estratégicos e com maior fluxo de veículos no município.

Publicidade

Veja
Também