Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Depressão na Visão Espírita é tema de palestra aberta ao público de Parauapebas

xr:d:DAEY1V80Jz4:693,j:27793903217,t:22060317

Conferencista Nazareno Feitosa, com palestra em mais de 40 países, vai abordar o tema no próximo sábado, dia 9, no plenarinho da Câmara de Vereadores.

Como as crenças religiosas podem enfrentar uma doença que, de tão grave, vem alcançando até mesmo crianças e adolescentes em todo o mundo? Essa doença é a depressão, hoje apontada como “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que atinge mais de 300 milhões de pessoas. Trata-se de uma pandemia, que coloca o Brasil como o quinto país mais depressivo do planeta, e como primeiro da América Latina.

O aumento do número de casos de depressão colocou a Doutrina Espírita em estado de alerta. O atendimento fraterno e a intensificação de palestras sobre o tema têm sido os meios encontrados pelos espíritas para ajudar no enfrentamento à depressão, que antes de tudo precisa ser compreendida como doença e não como “fraqueza” ou “frescura”.

E no próximo sábado, dia 9, um conferencista nacional estará em Parauapebas para proferir a palestra “Depressão, na visão espírita. Encontrando uma Razão para Viver”. Com palestras já realizadas em mais de 40 países, o cearense Nazareno Feitosa é ex-ateu e fala com propriedade sobre a depressão, já que ele próprio sofreu com a doença.

“Depressão não é preguiça, depressão não é fraqueza, depressão não é falta de fé. É uma doença”, enfatiza Feitosa. O depressivo vê o mundo “em preto e branco”, define ele, que deixa claro: a doença exige tratamento com psicólogos e psiquiatras, enquanto o atendimento espiritual ajuda na recuperação. “A depressão é curada pelo trabalho do amor”, diz o conferencista.

A palestra de Nazareno Feitosa será no Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas, a partir das 19h30, e é aberta ao público em geral, independentemente de religião, numa iniciativa do 19º Conselho Regional Espírita (19º CRE), na região de Carajás.

Instrumentos de Deus
O diretor-presidente do Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade (CEDCC), Bem-Vindo Borges, considera que as crenças religiosas têm papel relevante no enfrentamento à depressão a partir do auxílio espiritual, com a criação de equipes para ouvir e dar atenção especificamente àqueles que vão a igrejas, templos e centros em busca de socorro à saúde mental.
“Todos nós, sem exceção, podemos ser instrumentos de Deus e de Jesus, que nos farão auxiliar e ajudar aqueles irmãos que caminham junto conosco e que estão vivenciando momentaneamente essa questão da depressão”, diz Borges, para acrescentar: “Hoje, uma das formas mais especiais de caridade é a de ouvir, dedicar algum tempo a alguém que esteja necessitado de auxílio, de amparo e está passando por um momento difícil”.

Dados alarmantes
E por que tem sido tão importante debater sobre a depressão, que em séculos passados era vista como uma simples melancolia? A resposta está nas estatísticas oficiais. Nem violência, nem guerra, nem fome. O que mais elimina a vida das pessoas em todo o planeta é o suicídio, com mais de 700 mil casos registrados ao ano, sendo a quarta principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil, são cerca de 14 mil registros de suicídio, ao ano.

Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que defende e encoraja o diálogo aberto sobre o tema com vistas a romper com a cultura do silêncio e do estigma em torno de ato humano tão extremo e condenado pela grande maioria dos religiosos. Por trás do suicídio, em grande número de casos, está a depressão, que em Parauapebas tem alcançado índices acima da média estadual do Pará.

E o que está por trás da depressão, que atinge muito mais as mulheres que os homens? São vários os fatores, entre econômicos e sociais, mas há pessoas que entram em depressão sem motivo aparente, o que tem sido explicado pelo Espiritismo com base nas obras da doutrina. “O Espiritismo enxerga a depressão como uma doença que reflete no corpo físico, mas que a sua origem, a sua causa principal está no ser inteligente, que é o espírito”, explica Bem-Vindo Borges.

Serviço: Quem precisa de ajuda espiritual, independentemente da religião, pode acessar o “Espaço Amigo Valorização da Vida”, no site da Federação Espírita Brasileira (FEB), por meio do qual pode-se acessar também o Centro de Valorização da Vida (CVV). O link é: https://valorizacaodavida.febnet.org.br/#:~:text=Saiba%20Mais%20%C2%BB-,Campanhas%20da%20FEB,baixar%20o%20material%20em%20PDF.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
2
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário