Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Desempregados buscam qualificação profissional para superar a crise em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Nesta época, pessoas apostam em cursos de panificação e ovos de chocolate para melhorar as finanças

Com a crise e o desemprego surgem as pessoas que buscam se reinventar para driblar as dificuldades. Por um lado, há quem aposta nas datas comemorativas para ganhar um dinheirinho extra. Já outros, aproveitam o momento para investir na capacitação profissional visando até mesmo um próprio negócio. E por que não?


A maioria dos participantes dos cursos de panificação e produção de ovos de chocolate, promovidos pela Secretaria Municipal da Mulher, busca encarar o mercado com um trabalho diferenciado. Para isso, a qualificação é o caminho.

A Páscoa é uma época em que as pessoas investem na fabricação de ovos de chocolate na esperança de obter bons lucros e garantir uma renda. Sem falar da Colomba Pascal (Um pão doce bastante tradicional ao redor do mundo) que também abre um leque de oportunidade na área da panificação.

A jovem Alaíde da Costa de 26 anos de idade, aproveitou a oportunidade para colocar a mão na massa e manipular o chocolate para garantir uma boa renda. “Além de ser muito gostoso, aprender a trabalhar com pão e chocolate é uma oportunidade de não gastar tanto com ovos de Páscoa para presentear filhos e familiares, que agora são feitos pelas minhas mãos”, diz a jovem.

A professora Dinar de Lima ressalta que para sair deste marasmo econômico que vivemos hoje em dia é necessário parar de reclamar e tomar as rédeas da vida. Ela enfatiza que, ninguém vai mudar suas condições reclamando deitado no sofá vendo a vida passar.
“Primeiramente, a pessoa tem que querer superar e mudar de vida, as oportunidades estão aí. Em Parauapebas tem várias escolas que oferecem cursos profissionais gratuitos. Está aí uma grande oportunidade para quem está desempregado de encontrar uma maneira de ganhar dinheiro”, destaca a professora.

Mais uma razão para acreditarmos que o melhor do Brasil é, sim, o brasileiro, que sempre encontra uma maneira de superar as adversidades que é o caso da bem humorada Quézia de Oliveira. Ela acredita que as mulheres devem lutar para conquistar o seu espaço nesta sociedade, ainda segundo ela dominada pelos preceitos machistas coloniais e que uma das melhores maneiras de se fazer isso é aprender e conquista a independência financeira.
“Todos já sabemos que vivemos uma crise que complicou as nossas vidas, e com este curso aprendemos que podemos superar estas dificuldades com coisas simples que já temos em casa. E neste período que se aproxima a Páscoa é o momento de nós mulheres não ficar à mercê da sociedade dominadora e demonstrar que somos mulheres empreendedoras e superamos qualquer crise que abata nossas vidas”, relata toda empolgada no seu discurso.

O relato de dona Quézia, provocou aplausos das demais alunas. Afinal, sempre é necessário parar para refletir o momento que se vive e encontrar saídas para superar. Pois acima de tudo, a fé em você mesmo e nas pessoas que te rodeiam vai alavancar a mudança.

Publicidade

Veja
Também