Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Deslizamento de terra atinge duas casas no Bairro Liberdade

Desde as primeiras horas da manhã, as equipes da Defesa Civil do município de Parauapebas atuam em vários pontos da cidade, que sofreram impactos decorrentes da chuva desta quarta-feira (5).

O volume de água foi tão grande que, dentro de uma hora, o nível do Rio Parauapebas subiu um metro. E às 9 horas já estava em sete metros, o que indica estado de alerta. Há previsão de mais chuvas para hoje. As equipes da Defesa Civil monitoram constantemente o nível do rio.

Foi registrado um deslizamento de terra no Bairro Liberdade, atingindo duas casas. Uma delas precisou ser desocupada e os moradores foram atendidos pela Defesa Civil. Até o momento, este é o único registro oficial de pessoas desabrigadas. A prefeitura, prevendo as fortes chuvas, preparou previamente um abrigo bem equipado, instalado no Bairro Jardim Canadá.

Segundo a Defesa Civil, vários pontos de alagamento foram registrados na cidade e houve a interdição do trecho entre as ruas Rio de Janeiro e São João, no Bairro Rio Verde. As secretarias de Obras (Semob) e de Serviços Urbanos (Semurb) atuam nesses pontos de alagamento, principalmente na limpeza e desobstrução de canais, em áreas como a baixada fluminense, que atingem as ruas Marabá e Sol Poente, e também nos bairros Habitar Feliz I e II (Casas Populares), locais em que houve registro de um volume grande de água, que atingiu várias casas.

Até o fim do dia, a Defesa Civil informará dados sobre o nível do rio Parauapebas, número e situação de famílias desabrigadas. A prefeitura reforça que, além de realizar todo esse trabalho emergencial por meio da Defesa Civil e Semob, atua também na resolução definitiva dos principais problemas de macro e microdrenagem de Parauapebas, registrados há anos, em época de chuva.

Com o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem, Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), esses problemas com enchentes e alagamentos serão reduzidos. As obras da primeira etapa do Prosap devem iniciar nos próximos dias. O programa será executado ao longo de seis anos.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário