Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Detran alerta motoristas sobre direção no período chuvoso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com a volta da temporada chuvosa no Pará – iniciada no final de 2018 – os motoristas devem redobrar os cuidados com a direção. Seja em vias movimentadas pelo centro da cidade, ou em viagens mais longas pelas estradas, chuva e direção exigem mais atenção sempre.

Segundo o Departamento de Trânsito do Pará (Detran), a água acumulada na pista é um dos principais riscos de acidentes neste período chuvoso. É muito importante que você tenha total conhecimento do seu veículo. O outro ponto é se você conhece a via ou não. Se conhecer, você já saberá se a rua fica muito alagada, ou se existem lombadas, por exemplo. Se não conhecer, preste ainda mais atenção”, ressaltou João Bento Gouveia, diretor operacional do Detran.


É recomendado pelo órgão que os condutores conheçam muito bem o seu veículo e mantenham a revisão em dia, para que haja segurança no momento de freadas mais bruscas, por exemplo. O jornalista Fabricio Nunes, afirma que redobra os cuidados ao conduzir o carro neste período de chuvas intensas e segue as instruções do Detran. “Jamais faço ultrapassagens na chuva e tenho cuidado redobrado. Quando chove o trânsito fica muito confuso e tem que ter muita paciência. Na estrada, o principal, reduzo logo a velocidade”.

Dicas de direção defensiva:

  • Fazer revisão dos pneus, freios e faróis do veículo;
  • Checar o funcionamento dos limpadores e desembaçadores;
  • Reduzir a velocidade e manter maior distância do veículo da frente;
  • Em caso de pouca visibilidade, pare e espere as condições de tempo melhorarem;
  • Se pegar a estrada para viajar, prefira ir durante o dia;
  • Evitar freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem.

Publicidade

Veja
Também