Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Detran leva educação de trânsito aos municípios do sudeste paraense

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A equipe de agentes de educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) esteve no período de 13 de julho a 1º de agosto nos municípios de Marabá, Curionópolis, Nova Ipixuna e Rondon do Pará, localizados no sudeste do Estado, com a finalidade de levar educação de trânsito aos condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas da região.

O departamento contou com a parceria dos órgãos municipais de trânsito e das prefeituras locais. Em Marabá, por exemplo, onde a equipe montou sua base, foi importante o apoio prestado pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMTU), que atuou em conjunto com o Detran nas principais vias de acesso e também no Shopping Pátio Marabá, onde houve abordagens de adultos e atividades de pinturas com temática trânsito para as crianças.


Os agentes de educação fizeram também uma blitz educativa na Avenida Antônio Maia, no acesso a Marabá Pioneira, quando foram abordados cerca de 500 condutores e caronas de veículos que seguiam à praia do Tucunaré, uma das mais procuradas da região neste período. O Detran constatou que a grande maioria estava dentro do que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com relação ao documento de veículo e de habilitação.

Já em Nova Ipixuna, durante o final de semana, foi realizado o 11º Festival do Açaí. Um público de 200 pessoas recebeu orientações sobre segurança no trânsito, em especial, sobre o uso de capacete, pois o município registra um índice significativo de acidentes envolvendo o veículo de duas rodas. A equipe também participou de ações na Vaquejada, programação tradicional da cidade.

Em Curionópolis, os agentes de educação foram até o distrito de Serra Pelada e orientaram moradores da área, em especial os condutores de motocicletas. Na sede do município as ações se concentraram na Praça da Juventude, onde ocorreram ações voltadas para crianças e adolescentes, com pinturas monitoradas, demonstração do uso correto da faixa de pedestre, além da realização de uma blitz educativa no entorno da praça, mais especificamente na Avenida Tucupi, onde os condutores, ciclistas e pedestres receberam por parte da equipe de educação noções básicas de segurança viária.

Já em Rondon do Pará, um dos locais de atuação da equipe foi o Parque de Exposição, onde ocorreu a 37ª Exporondon, com orientações sobre comportamento seguro no trânsito para crianças menores de sete anos em atividades de colorir folhas de desenho com o tema trânsito. Houve demonstração do uso do etilômetro para os adultos.

De acordo com a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Ermelinda Cantuária, o objetivo das ações foi o levar orientações que garantam um trânsito seguro e conscientizar a todos sobre a importância de obedecer às regras de trânsito. “Nosso balanço foi muito positivo. Deixamos nosso recado e tivemos uma ótima recepção dos moradores desses municípios. Estamos encerrando nossas atividades alusivas às férias escolares, mas já temos outras atividades educativas programadas para a região”, ressaltou.

Reportagem: Rose Barbosa | Agência Pará de Notícias

Publicidade

Veja
Também