Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Dezenas de alunos da rede pública de ensino ingressam no IFPA Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais de 80% dos alunos aprovados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio de eletroeletrônica e mecânica do Instituto Federal do Pará (IFPA), processo seletivo 2018, são da rede municipal de ensino. A informação foi anunciada pelo diretor geral do instituto, Rubens Chaves, durante a cerimônia de acolhimento ao alunos dos cursos.

O secretário de Educação, Raimundo Neto, e o adjunto, Antonino Brito, foram convidados a participar do evento, que ocorreu na noite de terça-feira, 13, no auditório do IFPA. O momento, que também contou com a participação de familiares dos alunos, foi marcado por depoimentos de superação e muita emoção.


Na ocasião, o diretor do campus apresentou aos alunos e familiares a infraestrutura, equipe de profissionais e programas da instituição, além de relatar a satisfação em identificar que a maioria dos aprovados no processo seletivo é oriunda de escola pública.

“Estamos em funcionamento há três anos e neste processo seletivo tivemos um número recorde de participantes; tivemos também conceitos altíssimos, alunos que vieram de escolas municipais que obtiveram o primeiro lugar nos cursos. Vale destacar que mais de 80% dos alunos aprovados são de escolas públicas”, frisou Rubens Chaves.

O aluno Lucas Fernandes Araújo Silva conquistou a primeira colocação no Curso Técnico em Eletroeletrônica. Ele concluiu o ensino fundamental em 2017 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes.

“Estou muito feliz com mais esta conquista para minha vida. É muito bom ter a oportunidade de estudar em uma instituição como esta e já sair preparado para o mercado de trabalho. Faço questão de destacar o quanto a minha escola contribuiu para a conquista desse resultado. Agradeço a cada um dos meus professores pela dedicação e o incentivo”, reconheceu o estudante.

Quem também obteve um ótimo resultado, conquistando a melhor nota dentre os alunos do Curso Técnico em Mecânica, foi Jheny Laiany Sousa Rodrigues, concluinte do 9° ano do Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte.

A boa colocação da estudante no processo seletivo rendeu a ela uma bolsa de estudos em uma escola de idiomas do município. “Espero que todos os aprovados se dediquem bastante porque esta é uma grande oportunidade. Sei que o curso vai agregar valores a minha vida pessoal e profissional. E para a felicidade ser completa ainda ganhei um curso de inglês”, comemorou Jheny.

O secretário de Educação, Raimundo Neto, aproveitou a ocasião para parabenizar e aconselhar os jovens. “Este foi um processo seletivo bastante concorrido, isso demonstra o quanto vocês estão preparados e que estamos no caminho certo. Dediquem-se, sigam as orientações dos professores, que vocês terão sucesso e sairão daqui preparados para o mercado de trabalho ou para prestarem o vestibular”, recomendou o gestor.

VAGAS OPORTUNIZADAS

O processo seletivo ofertou ao todo 120 vagas, sendo 80 para os cursos Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Mecânica, ambos integrados ao ensino médio, e 40 vagas para o curso Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas, no âmbito do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), também integrado ao ensino médio.

Segundo Rubens Chaves, o campus conta com 15 turmas, sendo 13 cursos técnicos, uma graduação e uma especialização. E está vivendo um momento importante de crescimento. “Vamos avançar para o ensino superior, para que esses alunos saiam do ensino médio direto para a graduação”.

Reportagem: Messania Cardoso

Publicidade

Veja
Também