Atividade promovida pela Prefeitura de Parauapebas garante momentos de diversão e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes do abrigo
No último domingo, 9, às crianças e adolescentes do Acolhimento Institucional Esperança de Parauapebas vivenciaram um dia especial de lazer, marcado por muita diversão e aprendizado. A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), organizou uma atividade de integração no BioParque Vale Amazônia, localizado na Floresta Nacional de Carajás. A iniciativa, além de proporcionar momentos de descontração, teve como objetivo promover o fortalecimento de vínculos sociais e a inclusão, fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos.
Esse tipo de ação está em conformidade com os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Federal nº 8.069/1990, que garante a crianças e adolescentes proteção integral e prioridade em diversas áreas, incluindo o lazer. Para o crescimento saudável e pleno das crianças, é essencial oferecer oportunidades de lazer que favoreçam o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo.
Durante o passeio, os acolhidos desfrutaram de atividades recreativas, um lanche especial e muita diversão, tudo com acompanhamento de funcionários do Acolhimento Institucional e do próprio secretário de Assistência Social, Neil Armstrong, que garantiram a segurança de todos. “Programações como essas serão ainda mais frequentes nessa gestão. Além dos cuidados diários dentro do acolhimento, queremos proporcionar o máximo de lazer, cultura e alegria para nossas crianças. Essa é uma das preocupações do governo que veio para reconstruir Parauapebas”, destacou o secretário.
O evento teve como foco a criação de um ambiente seguro e alegre, permitindo que as crianças tivessem a oportunidade de vivenciar novas experiências. Após um dia cheio de atividades e momentos de diversão, todos retornaram ao acolhimento em segurança, com a promessa de que mais iniciativas de lazer como essa serão realizadas no futuro, garantindo a continuidade do cuidado e da promoção de direitos para as crianças e adolescentes de Parauapebas.
Com essas ações, a gestão reafirma seu compromisso em melhorar a qualidade de vida das crianças em situação de acolhimento, proporcionando um ambiente mais leve e positivo para seu crescimento e desenvolvimento.
Reportagem: Hilda Barros | Da redação do Portal Pebinha de Açúcar, com informações da Ascom/PMP