Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Dia do Agente Comunitário de Saúde é comemorado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foi com o objetivo de comemorar a data em que a categoria é lembrada que os agentes comunitários de saúde se reuniram nesta sexta-feira (10) para confraternizar com amigos e familiares.

Ao todo, 252 agentes comunitários de saúde trabalham todos os dias para atender a uma população estimada pela Vigilância Sanitária em 282 mil habitantes.


Com esforço e dedicação, eles conseguem atender 60% deste total, já que a média no número de profissionais está inferior ao necessário que deveria ser, pelo menos, 370.

Sandra Dejane, gerente da equipe de agentes comunitários de saúde, disse que já completam 20 anos que a comemoração é feita, contando com a adesão de 70% dos profissionais.

“A data em que se comemora nosso dia é 8 de agosto, mas, por ter caído no meio da semana, adiamos para hoje”, contou Sandra Dejane.

Quem também esteve por lá foi a enfermeira Katiucia Lima, que falou da importância dos ACSs para o funcionamento da saúde pública.

“Eles desenvolvem um papel fundamental, sendo um elo entre a comunidade e a Unidade Básica de Saúde, pois eles conhecem cada casa e morador, fazendo cadastros das famílias e levando orientações pertinentes”, explica Katiucia, detalhando ser o ACS quem leva para a comunidade a importância do acompanhamento na Unidade Básica de Saúde, bem como em toda rede que for necessária.

 

Exemplo de atuação profissional é a ACS Edileusa Moura, que trabalha na UBS de Palmares, onde diz que atua junto às famílias levando atendimento nas diversas casas.

“A gente vê nos olhos das pessoas a alegria e aprovação pelo que fazemos por eles, mesmo não podendo fazer muito, dado às circunstâncias da falta de estrutura”, afirma Edileusa, dando conta que, apesar de tudo, tem muito a comemorar neste dia.

Reportagem: Francesco Costa / Fotos: Douglas Camargo | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também