Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Dia do índio é comemorado em aldeias de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comemorado todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio foi criado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.


No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Em Parauapebas, neste domingo (19), o fotógrafo Anderson Souza, participou e fotografou a comemoração alusiva ao Dia do Índio nas comunidades indígenas Ô-odjã, Djudjêkô e Kateté, na ocasião as três aldeias Xikrin também comemoraram a festa da Aruanã, uma comemoração tradicional dos povos que ocorre uma vez por ano.

Fotos: Anderson Souza / Coletivo Dois.8

Publicidade

Veja
Também