Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde é comemorado em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Brincadeiras, música, almoço e muita diversão: assim foi a comemoração do Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde celebrado no Clube Juvenil, Bairro Chácara do Sol, na sexta-feira (9). Dezenas de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram da festa e levaram seus familiares para celebrarem a data. O secretário municipal de Saúde, Rômulo Pereira Maia, e a secretária-adjunta, Caryne Neves, participaram do evento.

As servidoras Sandra Djane, de 36 anos, Shirlei de Oliveira, de 35, Neci de Matos Mesquita, de 61, e Silvana Dias, de 35 anos, e outros nove servidores foram homenageados pela Semsa. Elas receberam certificados em reconhecimento aos seus 15 anos de atuação na área e pelo trabalho realizado junto à comunidade. “Conseguimos a aprovação do projeto de lei, pela Câmara Municipal, que institui o dia 8 de agosto como o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde. Essa comemoração é uma tradição, realizamos há 15 anos”, explica a agente, Sandra Djane.


Sandra é uma das organizadoras da festa e se diz orgulhosa em trabalhar em prol da saúde da comunidade: “comecei a trabalhar como agente de saúde aos 20 anos de idade, hoje aos 36 anos, sinto-me realizada. É um trabalho maravilhoso”, resume. Pensamento também compartilhado pela presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde, Cleudieni Silva de Sousa: “amo o meu trabalho e sou feliz em fazer parte dessa grande família”.

Segundo o secretário Rômulo Maia, o agente comunitário de saúde realiza importante trabalho na comunidade, sendo essencial para o fortalecimento da medicina preventiva. “Os agentes são os olhos da Secretaria na comunidade. Quando assumimos a pasta, traçamos um modelo de trabalho que reforça o fortalecimento da Atenção Básica”, declara, acrescentando que o dia municipal do agente de saúde é a melhor forma de homenagear a categoria que tanto se dedica em levar informação à comunidade.

A enfermeira Sandra Ribeiro, coordenadora das Estratégias de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, informou que Parauapebas conta com um efetivo de 224 agentes, o que corresponde a uma cobertura de 85%. “A população do município aumenta significativamente a cada ano, e precisamos acompanhar esse crescimento, por isso trabalhamos no sentido de aumentarmos a cada dia essa cobertura”, destaca, reforçando que os agentes são essenciais para os serviços de Saúde.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Parauapebas (Sinseppar), José Roberto Marques, prestigiou o evento com outros membros do sindicato. “Sabemos da importância da data e, por este motivo, estamos participando do evento e prestigiando os colegas”.

Reportagem: Jéssoca Borges / Foto: Anderson Souza

Publicidade

Veja
Também