Dobra uso de ligações telefônicas após apagão do WhatsApp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Operadoras estão focadas em oferecer estabilidade com crescimento de ligações telefônicas — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

O apagão do WhatsApp fez dobrar a procura por ligações telefônicas no país, em meio a uma necessidade crescente por formas de comunicação. É por isso que os clientes perceberam problemas como queda de ligação ou piora na qualidade da voz dos participantes da conversa ao longo desta tarde.

A estimativa é de Paulo Bernardocki, diretor da multinacional Ericsson, que atua em conjunto com as operadoras. As empresa do setor trabalhando para assegurar o nível de serviço.


O Facebook ainda não explicou o motivo da pane que afeta WhatsApp, Instagram e a rede social de mesmo nome. No exterior avalia-se que seria um problema de telecomunicações, no caminho entre os dispositivos dos usuários e os computadores centrais da gigante de tecnologia.

Bernardocki estima que o serviço de ligações convencional melhore a partir das 20h.

O especialista ressalta que as mensagens de texto no WhatsApp representam um impacto muito pequeno no tráfego de dados das empresas do setor. Chamadas de áudio digital e transmissão de conteúdo multimídia são usos mais pesados.

A queda do Facebook representou pouco impacto na análise do IX.br, serviço do Comitê Gestor da Internet que monitora o trânsito de informações entre provedores de acesso e provedores de conteúdo. O gerente de infraestrutura Julio Sirota explica que os consumidores optaram por acessar outras páginas, como Google. Ele salienta, porém, que o monitoramento não leva em consideração os acessos feitos por clientes de operadoras como Claro, TIM e Vivo.

veja também