O apagão do WhatsApp fez dobrar a procura por ligações telefônicas no país, em meio a uma necessidade crescente por formas de comunicação. É por isso que os clientes perceberam problemas como queda de ligação ou piora na qualidade da voz dos participantes da conversa ao longo desta tarde.
A estimativa é de Paulo Bernardocki, diretor da multinacional Ericsson, que atua em conjunto com as operadoras. As empresa do setor trabalhando para assegurar o nível de serviço.
O Facebook ainda não explicou o motivo da pane que afeta WhatsApp, Instagram e a rede social de mesmo nome. No exterior avalia-se que seria um problema de telecomunicações, no caminho entre os dispositivos dos usuários e os computadores centrais da gigante de tecnologia.
Bernardocki estima que o serviço de ligações convencional melhore a partir das 20h.
O especialista ressalta que as mensagens de texto no WhatsApp representam um impacto muito pequeno no tráfego de dados das empresas do setor. Chamadas de áudio digital e transmissão de conteúdo multimídia são usos mais pesados.
A queda do Facebook representou pouco impacto na análise do IX.br, serviço do Comitê Gestor da Internet que monitora o trânsito de informações entre provedores de acesso e provedores de conteúdo. O gerente de infraestrutura Julio Sirota explica que os consumidores optaram por acessar outras páginas, como Google. Ele salienta, porém, que o monitoramento não leva em consideração os acessos feitos por clientes de operadoras como Claro, TIM e Vivo.