Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Durante coletiva de imprensa, Semurb anuncia implantação de parque de iluminação pública em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O problema, conforme disse Edmar Lima, não é novo, mas já encontrado desde que iniciou sua gestão em 1º de janeiro de 2017. “Temos hoje um sistema de manutenção um tanto ultrapassado”, reconhece Edmar, dando conta de que foi feito o diagnóstico e já sabe a real situação do parque, chegando à conclusão que a solução é a substituição de todas as luminárias por outras de led, uma tecnologia mais moderna.

Em entrevista coletiva ocorrida na manhã de hoje, 25, quarta-feira, o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo de Parauapebas (Semurb), Edmar Lima, anunciou a implantação do novo parque de iluminação pública em todo o município de Parauapebas, atendendo a um antigo anseio da população de ver a cidade mais iluminada e, consequentemente, mais segura. Obsoleto e oneroso, o velho parque será trocado por lâmpadas super LEDs, de menor poluição luminosa, menor índice de ofuscamento e com durabilidade três vezes maior que a convencional.


O processo licitatório para a troca do parque de iluminação havia sido suspenso pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em Belém, que atendeu ao pedido de uma empresa que questionou a modalidade do processo, apesar de sequer ter comprado o edital de licitação. A prefeitura apresentou defesa e recebeu parecer favorável do tribunal para o início do serviço, sobre o qual, o secretário Edmar Lima deu todos os detalhes à imprensa.

O diagnóstico, conforme mensurado por Edmar, foi encerrado em agosto de 2017, quando logo se fez a abertura do processo licitatório para a aquisição do material necessário e da contratação de empresa para a execução do serviço para a mudança no parque de iluminação pública; dando como vencedora o Consórcio IP Brasil, formado pelas empresas SELT ENGENHARIA LTDA e MOBIT MOB. ILUM. E TEC. LTDA, que contará com o valor total de R$ 100.695.449,40 (cem milhões, seiscentos e noventa e cinco mil, quatrocentos e quarenta e nove reais e quarenta centavos); já contatada para que se possa iniciar procedimento de substituição das atuais luminárias a vapor de sódio e de mercúrio por modernas, que são de led. “Aí sim, começaremos a ter um parque de iluminação eficiente em nosso município”, planeja Edmar.

A estimativa da Semurb, é que até dezembro de 2018 pelo menos 50% de toda a Parauapebas já esteja com o novo sistema de iluminação pública em pleno funcionamento, iniciando por áreas onde ocorre o maior fluxo de veículos e pessoas.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também