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Economia criativa ganha impulso em Parauapebas

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O Programa que está sendo desenvolvido no município pela Fundação Vale em parceria com a prefeitura de Parauapebas e o Instituto Gênesis da PUC-Rio, tem foco no desenvolvimento de capacitações e visa dar suporte à geração de renda e implementação de negócios através das produções de cultura.

Depois de participar de oficinas de capacitação de empreendedorismo e serem selecionados pela equipe técnica do Programa, o Caldeirão da Cleide, CasaLab, Espaço Kriô e Mulheres de Barro passaram a receber consultoria para o desenvolvimento de empreendimentos criativos e ainda tiveram acesso ao chamado capital semente, para investir nos negócios, com aplicação em consultorias para planejamento estratégico, desenvolvimento de produtos e serviços, inovação, administração, contabilidade, assessoria de comunicação, marketing e vendas, compra de máquinas, equipamentos e/ou insumos.


O processo de seleção considerou o grau de amadurecimento de cada grupo e hoje eles já começam a mostrar resultados positivos. A cooperativa Mulheres de Barro, formada por artesãs ceramistas, planejou a utilização do capital semente para aquisição de máquinas e mobília para compor a loja que está funcionando no Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC). O projeto destas mulheres que começou na zona rural de Parauapebas, se firma na zona urbana oferecendo, para moradores e turistas, peças de cerâmica inspiradas em descobertas arqueológicas em sítios na região. O Mulheres de Barro hoje tem 37 associados, que se dividem na gestão e execução dos trabalhos de pesquisa, produção e venda das peças.

Do outro lado da cidade, a Casa Kriô, também começa a sentir os resultados do Programa AGIR Criativo. Localizada no bairro Paraíso, a Casa oferece oficinas de arte-educação, apresentações de música, teatro, dança, cinema, entre outras ações. Hoje circulam por lá cerca de duas mil pessoas por mês. Aos sábados acontece o Festival de Comida Típica Paraense, comandado por Cleide Miranda, também beneficiada pelo AGIR, por meio do seu Caldeirão da Cleide, empreendimento de gastronomia especializado em comidas típicas regionais e produtos da culinária paraense. Moradora de Parauapebas há 20 anos, Cleide se tornou referência na cidade por servir pratos típicos da culinária paraense. Ela escolheu o bairro Betânia para instalar seu ponto comercial novo. Devidamente formalizada como microempresária, batizou seu negócio de Caldeirão da Cleide, uma alusão ao programa do apresentador Luciano Huck que a entrevistou ao passar pela cidade. O espaço hoje está equipado para atender clientes, demandas de entrega em domicilio e de bufês para festas. Cleide ainda faz questão de marcar presença nos eventos culturais da cidade, como o Festival de Comidas Típicas Paraenses, Carnaval, aniversário do município e a Festa Junina.

Foi no bairro Cidade Nova que a turma do CasaLab inaugurou seu espaço. Lá, artistas, designers e fotógrafos desenvolvem seus trabalhos num escritório compartilhado. Uma tendência já comum em outros países, chamada de coworking. Os profissionais que atuam na CasaLab desenvolvem atividades de forma individual e também coletiva. O objetivo maior é criar e movimentar uma rede de economia criativa, firmando esse grupo como principal agência de comunicação e produtora cultural da cidade.

Os sócios oferecem serviços de programação visual, edição de vídeos, projetos para a web, produção-executiva e organização de cursos e oficinas.

O Programa AGIR também está sendo realizado no Maranhão, beneficiando outros quatro empreendimentos criativos de São Luís.

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