Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Educação e Saúde unidas pela boa nutrição dos alunos da rede pública

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Assim ocorreu com a Valdeneide da Silva Amaral, Vanessa Silva, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Eduardo Angelim, Vanessa Silva. “Já tinha percebido que minha filha está um pouco cheinha, mas não levei tão a sério, hoje, depois da consulta com a nutricionista, vi que tenho que cuidar melhor da alimentação dela”, relatou a dona de casa. Além da Vanessa, outros 96 alunos tiveram agenda de consulta com as nutricionistas da Semsa.

Valdeneide elogiou também a iniciativa de levar nutricionistas para realizar atendimentos nas escolas, “nem sempre a gente tem tempo para ir ao postinho de saúde marcar consulta, achei muito bom os nutricionistas virem aqui na escola da minha filha, quando recebi o recadinho marcando o horário de atendimento logo me organizei para não perder a oportunidade”.


“As informações levantadas pelos professores de educação física estão em uma ficha, quando o aluno chega acompanhado do seu pai para a consulta, a gente analise e recomenda a alimentação de acordo com a necessidade do aluno, em alguns casos entregamos encaminhamento para exames” informou uma das nutricionistas que esteve na Escola Eduardo Angelim, Maria Luiza Leão Cavalcante.

De acordo com Suzane da Costa Siqueira, coordenadora do programa de nutrição da Semsa, as consultas são realizadas nas escolas da rede de acordo com a indicação da coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE), que prioriza as áreas mais carentes da cidade.

Merenda escolar

O cardápio da merenda escolar municipal é montado cuidadosamente pela equipe de nutricionistas da Semed, de acordo com as necessidades nutricionais dos estudantes de cada segmento, justamente para contribuir com uma alimentação saudável e balanceada.

Atualmente, a merenda é composta por uma variedade de alimentos como carnes, frangos e charque; bebidas lácteas e sucos mistos; caldos de carne e frango, biscoitos integrais, macarronada e, agora por último, foi inserido o açaí com tapioca, o que tornou cardápio ainda mais saboroso e nutritivo.

Reportagem: Karine Gomes / Messania Cardoso
Foto: Karine Gomes

Publicidade

Veja
Também